Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor do IFMG concorre a prêmio com tese inovadora no mercado de eletricidade

O professor Dr. Ciniro Nametala, do Campus Bambuí, concorre ao prêmio "Tese Destaque USP".
publicado: 09/09/2024 09h17, última modificação: 10/09/2024 10h44

O professor Dr. Ciniro Nametala, do Departamento de Engenharia e Computação do Campus Bambuí, foi indicado à 13ª edição do Prêmio "Tese Destaque USP", uma das mais prestigiadas premiações acadêmicas do país. Sua tese, intitulada "Redes Neurais Atencionais aplicadas à modelagem e previsão de preços no Mercado de Eletricidade Brasileiro", concorre na categoria "Sustentabilidade econômica e economia circular".

O trabalho, orientado pelo Prof. Dr. Benvindo Rodrigues, da Universidade de São Paulo (USP), destacou-se entre diversas pesquisas defendidas em 2023. A tese de Nametala investigou o uso de redes neurais atencionais para modelar e prever o Preço de Liquidação de Diferenças (PLD) no mercado livre de energia elétrica, um setor de alta relevância para a economia nacional. A pesquisa não só apresenta avanços acadêmicos, como também oferece soluções práticas para otimizar a previsão de preços no setor energético, especialmente em um cenário de crescente demanda por sustentabilidade.

A eficácia do modelo foi testada em um dos períodos mais desafiadores para o setor elétrico brasileiro — a crise hídrica de 2021, a maior em 91 anos. A tecnologia aplicada mostrou-se eficaz tanto em condições normais quanto em situações de crise, demonstrando seu potencial para influenciar positivamente a gestão do mercado de eletricidade. Este estudo pioneiro no uso de redes neurais atencionais na previsão de séries temporais reforça a importância da pesquisa para o desenvolvimento econômico sustentável do país.

O Prêmio "Tese Destaque USP" será anunciado em 29 de outubro, e a cerimônia de premiação reconhecerá os melhores trabalhos de doutorado defendidos na USP em 2023. A indicação do Prof. Ciniro coloca em evidência não apenas sua trajetória acadêmica, mas também a contribuição relevante de sua pesquisa para o setor energético e para a sustentabilidade econômica do Brasil.