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Pós-graduação em Docência voltada para servidores tem primeiro artigo publicado em revista acadêmica
Os primeiros resultados da turma de Pós-graduação em Docência, destinada exclusivamente a servidores do IFMG, já estão em domínio público. A pesquisa desenvolvida pelos professores Adilson Ribeiro, do Campus Ouro Branco, Adriano Gomes, de Ouro Preto, e Carla Silva, da unidade de Piumhi, foi publicada na Revista Educação Pública, um reconhecido periódico científico, em 18 de fevereiro. A pesquisa é resultado do trabalho desenvolvido ao longo do curso e tem por objetivo analisar métodos didáticos, mais especificamente, o uso de maquetes e sua eficácia no processo de ensino/aprendizagem em disciplinas relacionadas à arquitetura. O desenvolvimento tem por base a educação profissional, técnica, de nível médio.
Os três docentes iniciaram os trabalhos junto ao programa quando a primeira turma, destinada exclusivamente a servidores do IFMG, foi criada em 2019. Segundo o professor Niltom Vieira, que esteve como coordenador do programa até este mês de março, o curso já era regularmente ofertado no Campus Arcos desde 2018, porém por intermédio do professor Carlos Bernardes, então pró-reitor de Ensino, a coordenação desenvolveu, junto a outras pró-reitorias, a turma voltada exclusivamente para a capacitação de servidores da instituição, como os professores bacharéis e tecnólogos. A ação teve objetivo de atender a Resolução do Conselho Nacional de Educação nº 06/2020, que trata da formação pedagógica para a educação profissional técnica de nível médio.
“Motivados não apenas pela exigência normativa, mas pela importância de propiciar aos nossos professores uma formação continuada, focada no conhecimento de métodos inovadores de ensino, a Proen e demais pró-reitorias apoiaram incondicionalmente essa iniciativa. Na ocasião, destacamos ainda que foi o primeiro curso totalmente a distância, nessa área, ofertado pelo IFMG. Então, a inovação dos métodos foi a diretriz de todo esse processo" apontou o professor Carlos Bernardes Rosa Junior, pró-reitor de Ensino à época e atual pró-reitor de Extensão.
De acordo com Niltom Vieira, a veiculação de um artigo em revista científica, como foi o caso dos três professores, é uma das condições para a conclusão do curso. “Essa foi uma exigência criada para atribuir ainda mais qualidade à formação”, reitera. A duração do programa, para esta turma específica, é de um ano e meio, sendo assim, os docentes pesquisadores estão em vias de concluírem a formação, o que demonstra a relevância da publicação da pesquisa.
Desenvolvimento
Segundo os professores, o intuito de trabalhar com maquetes no processo de ensino de disciplinas relacionadas à arquitetura se deu a partir da vontade de otimizar capacidades de visualização espacial dos alunos, o que, segundo Adriano Gomes, diz respeito à análise de representações gráficas planas de superfícies tridimensionais. Afirma ainda que, esta competência, quando trabalhada de forma tradicional, ou seja, sem o uso de maquetes ou representações físicas, não era plenamente assimilada pelos alunos.
Os professores também destacaram a construção de maquetes como uma experiência lúdica, capaz de despertar o interesse dos alunos e maximizar o entendimento. A partir dessa perspectiva, o desenvolvimento do trabalho se deu a partir da técnica de “pesquisa-ação”, uma metodologia ativa, influenciada pela relação direta entre professor e aluno. “As ações coletivas dos alunos e a ação e reação do professor para intervir no processo contribuem para a efetivação da pesquisa”, ressalta a professora Carla Silva.
Sobre a publicação do artigo na Revista Educação Pública, os professores enfatizaram a importância desse reconhecimento, não só para os próprios docentes, mas também para o IFMG enquanto instituição de ensino. “É muito gratificante para nós, professores, termos o trabalho e empenho reconhecidos por meio de uma publicação capaz de gerar visibilidade para os cursos do IFMG e de valorizar nossa atuação. Isso nos dá energia para continuarmos, sabendo que estamos caminhando na direção certa”, destaca Adriano.
Para Adilson Ribeiro, que participou do desenvolvimento do projeto enquanto orientador, a oportunidade foi de crescimento profissional e acadêmico. “Minha pequena contribuição como orientador, conforme já manifestei aos dois, converteu-se, muito mais, em aprendizado para mim”.
Contribuições do curso
Segundo os professores, o curso de Pós-graduação em Docência teve contribuições significativas, não só para o desenvolvimento da pesquisa em si, mas também para o cotidiano dos docentes. No que tange a pesquisa, Adriano Gomes ressaltou que as disciplinas ofertadas e os conteúdos trabalhados pelo programa foram fundamentais no embasamento teórico do trabalho e, ainda, ajudaram no direcionamento prático do processo de pesquisa.
De acordo com ele, um dos exemplos claros dessa contribuição foi o método utilizado para identificar o nível de aprendizado dos alunos. Isso porque, o teste N-ILS (New Index of Learning Styles), ou Estilos de Aprendizagem, foi validado e proposto para o contexto brasileiro pelo professor Niltom, que também ministrava aulas no curso.
Um ponto destacado pelos professores foi o fato de que, mesmo em um curso a distância, a interação entre professores de diferentes campi do IFMG foi um fator importante para a construção do conhecimento. Um segundo destaque foram os conteúdos abordados que, segundo os docentes, permitem repensar os métodos didáticos utilizados e, assim, agir de maneira mais consciente e segura.
“O curso oferece disciplinas que abordam metodologias de ensino e aprendizagem, de desenvolvimento cognitivo, de legislações e políticas públicas, de história e fundamentos sócio-filosóficos na educação e outros, ou seja, são tratados conteúdos essenciais aos professores, que possibilitam boas reflexões e aprofundamentos e que não são contemplados em cursos de bacharelado, como Engenharia e Arquitetura”, destaca Carla.
Antes da pós-graduação ser ofertada exclusivamente a servidores do IFMG, outros alunos já haviam feito também publicações em periódicos científicos com seus trabalhos de conclusão de curso.