Notícias
Evento on-line debate violência de gênero e políticas de igualdade no IFMG
Minas Gerais é um dos estados brasileiros em que mais se registram casos de violência de gênero. Em 2021, foram 154 feminicídios em território mineiro, o que levou o estado ao topo do ranking nacional, segundo levantamento do 16º Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Quais os reflexos desta realidade no ambiente acadêmico e como as instituições de ensino podem agir para coibir casos de violência e desigualdade? Com vistas a debater essas e outras questões ligadas ao tema será realizado, em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o I Ciclo Multicampi sobre Violência de gênero e políticas de igualdade no IFMG.
Como o próprio nome indica, o evento tem representatividade de vários campi do IFMG. A iniciativa, porém, é conduzida por Ouro Preto e faz parte de um projeto de extensão do campus: o núcleo de enfrentamento à violência de gênero "Basta!". O grupo, que conta com bolsistas e parceria da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), promove debate público para construção de uma resolução que caracterize assédio, crie fluxos de denúncia e de acolhimento, válida para todo o IFMG. Na mesma linha, o ciclo do dia 8 de março tem como objetivo promover uma discussão multicampi sobre assédio, violência de gênero e políticas de promoção da igualdade no Instituto.
Conforme explica a coordenadora do Basta!, profa. Ana Elisa Novais, para este evento, foram convidados representantes de ações, iniciativas e projetos de alguns campi do IFMG (veja abaixo). "A ideia é mobilizarmos a comunidade para a necessidade desta resolução, para acompanhar conosco o sua construção e, inclusive, participar dos grupos de trabalhos que criaremos. Nossa proposta é conseguir apresentar a minuta do documento já em julho para o Conselho Superior do IFMG", adianta a docente.
Trata-se de uma atividade gratuita, aberta a toda a comunidade acadêmica da instituição, com transmissão ao vivo pelo canal IFMG Play, das 17h30 às 19h30. A assinatura da lista de presença dará direito a certificado.
Participantes do "I Ciclo Multicampi sobre Violência de gênero e políticas de igualdade no IFMG" Docentes de Ouro Preto: |
Criado em 2022, o Basta! é um núcleo de enfrentamento à violência de gênero que tem o objetivo de fomentar discussões sobre assédio e violência de gênero no Campus Ouro Preto. Por meio de uma discussão pública, aberta à comunidade, e multicampi, a iniciativa busca construir uma resolução que tipifique assédio, crie fluxos de denúncia e acolhimento. Saiba mais.