Notícias
IFMG promove workshop sobre Inovação e Empreendedorismo
Nos dias 17 e 18 deste mês, o Núcleo de Inovação e Tecnologia (NIT) do IFMG promoveu, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), o I Workshop de Inovação: Empreendedorismo e Propriedade Intelectual. O evento foi sediado no Campus Ribeirão das Neves e contou com palestras e atividades práticas.
O workshop foi uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, sendo parte da estratégia do Instituto de estabelecer parcerias e gerar negócios com o setor produtivo. "Na Fenitec tivemos a oportunidade de apresentar os projetos de pesquisa desenvolvidos no IFMG, mas ainda há uma dificuldade do meio acadêmico de como se comunicar e se aproximar da indústria", ressalta Edilson Nolaço, coordenador do NIT. Em razão disso, o objetivo do evento foi capacitar pesquisadores e profissionais para que eles desenvolvam uma linguagem mais próxima desse setor.
"Realizamos um levantamento da expertise da nossa equipe em ter ideias inovadoras, as palestras e atividades foram justamente para ensiná-los como transformar isso em projetos e gerar negócios no Instituto"
Para ministrarem palestra, foram contratados instrutores da Fiemg que trabalharam com os participantes a relação entre universidades e empresas, além de como identificar oportunidades de negócios e seus riscos. A professora Stella Maria Gomes, do Campus Pimhui, considerou o evento de muita importância. "Oportunidades como esta, além de enriquecerem nossos conhecimentos, promovem grande interação entre os campi participantes. Estas iniciativas relacionadas a novas propostas mercadológicas e novas tecnologias, nos mostram a importância do nosso papel enquanto educadores e despertadores de talentos em nossos estudantes", comenta Stella.
Alguns dos temas abordados foram como criar uma relação instituição de ensino/empresas, como gerar negócios no ambiente acadêmico e como criar startups, spin offs e incubadoras de empresas dentro do IFMG. "Nesse evento também realizamos um levantamento da expertise da nossa equipe em ter ideias inovadoras, as palestras e atividades foram justamente para ensiná-los como transformar isso em projetos e gerar negócios no Instituto", complementa Edilson. Outras questões discutidas foram as de propriedade intelectual e trâmites jurídicos necessários na geração de patentes.