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Ouvidoria sem mistério #5: Elogio e Sugestão
Nas edições anteriores, apresentamos exemplos de manifestações do tipo denúncia e reclamação. Dando continuidade, nesta edição a Ouvidoria sem Mistério traz outros dois importantes itens de manifestação: o elogio e a sugestão
Elogio
O elogio é utilizado para expressar reconhecimento, satisfação ou agradecimento por um serviço ou atendimento prestado por um servidor, setor ou unidade.
Exemplo fictício de elogio:
“Gostaria de elogiar a orientação prestada pela servidora Renata, do Campus X, durante o processo de compra de materiais para o laboratório onde trabalho no Instituto. Todas as orientações e o suporte para a utilização do sistema novo me ajudaram bastante. O trabalho da servidora vai além do atendimento: ela tem sido referência na implementação e no aperfeiçoamento dos processos de compras, esclarecendo as dúvidas e auxiliando quanto ao uso do sistema para aprendizado de todos, contribuindo, assim, para a agilidade e eficiência nas atividades acadêmicas e administrativas. Isso faz muita diferença para todos nós é muito bem realizado.”
No elogio fictício acima, registrado no Fala.BR, o manifestante apresenta o nome da servidora, o campus em que ela atua e expressa de forma clara seu reconhecimento pelo serviço prestado. Isso permite que a Ouvidoria encaminhe o elogio à servidora e à sua chefia imediata, possibilitando o devido reconhecimento institucional.
Por isso, é fundamental que esse tipo de manifestação conste o nome do servidor/servidora ou nome do setor responsável pelo serviço público prestado, campus e a descrição do elogio.
Os elogios são formas importantes de valorização no serviço público, pois reforçam práticas positivas, incentivam a melhoria contínua e reconhecem o comprometimento, dedicação e a iniciativa de servidores que fazem a diferença no cotidiano da instituição. Isso ajuda a sociedade a perceber que há uma intenção real de oferecer um bom serviço, valorizando o trabalho dos servidores públicos e contribuindo para melhorar a qualidade.
Sugestão
A sugestão é um tipo de manifestação que continua ampliando o espaço de participação social no IFMG, trazendo ideias e propostas.
Exemplo fictício de sugestão: “Sou aluna do curso integrado em Técnico em Segurança do Trabalho do IFMG Campus Belo Horizonte. Nós ficamos o dia todo na escola, quase todos os dias, e não temos um local seguro para deixarmos as mochilas e outras coisas nossas, trancadas. Seria muito importante que o campus pudesse comprar escaninhos para nosso uso. Será que tem como fazer isso? Isso ia ajudar muito nossa organização!”
Na sugestão exemplificada, a manifestante trouxe, de forma direta, e clara e simples, a sugestão de compra e disponibilidade de escaninhos (armários) para uso dos estudantes no curso integrado. Se a sugestão for aceita e houver disponibilidade financeira, certamente vai ajudar muitos estudantes do campus no qual ela estuda.
No caso das manifestações do tipo sugestão, a Ouvidoria encaminha a demanda ao setor responsável, que analisará a viabilidade de sua implementação. Após essa análise, será dado um retorno ao manifestante, informando sobre a possibilidade de sua adoção e o período estimado de tempo necessário à sua implementação, quando couber. Caso a sugestão não seja acatada, o manifestante receberá uma justificativa com os motivos da decisão.
As sugestões são manifestações valiosas que auxiliam a gestão e a instituição na identificação de oportunidades de melhoria, no aprimoramento de processos e na construção participativa de soluções alinhadas às necessidades e demandas da comunidade.
Acompanhe a próxima edição Ouvidoria sem Mistério, que vai abordar as manifestações do tipo solicitação e simplifique.