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Inscrições

por Comunicação — publicado 04/05/2022 10h50, última modificação 27/08/2024 12h32
IFMG | Processo Seletivo 2025

As inscrições do Processo Seletivo 2025 serão realizadas pelo link, no período de 26 de agosto a 7 de outubro. Haverá um sistema de inscrições, por onde o candidato deverá fornecer seus dados e enviar a documentação necessária para se inscrever.

Para realizar a inscrição, o candidato deverá fornecer as seguintes informações: número da carteira de Identidade (RG) do próprio candidato, número do CPF do próprio candidato (ou protocolo provisório), endereço de e-mail do candidato e do responsável (em caso de menor de 18 anos) e número de telefone do candidato e do responsável (em caso de menor de 18 anos). Para efetivar a inscrição, o candidato deverá cumprir todas as etapas e procedimentos obrigatórios do requerimento de inscrição e quitar o boleto até a data do vencimento. É fundamental conferir os dados cadastrados antes de confirmar a inscrição, inclusive o curso e o campus do IFMG escolhidos.

O candidato que desejar alterar o curso ou a modalidade de reserva de vagas deverá realizar o procedimento pelo próprio sistema durante o período de inscrições.

Taxa de inscrição e isenção

O valor da taxa de inscrição é de R$ 60 para os cursos integrados e R$ 30 para cursos subsequentes e superiores. Haverá um desconto na taxa de inscrição para os candidatos que efetuarem o pagamento até 9 de setembro de 2024. O pagamento é realizado por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU), gerada após o preenchimento dos dados de inscrição, e poderá ser efetuado em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos correios. O candidato deverá guardar o seu comprovante de pagamento. 

Após a emissão da GRU, é preciso aguardar por duas horas para efetuar o pagamento. Problemas relacionados ao não processamento do pagamento da taxa de inscrição deverão ser informados ao IFMG pelo e-mail vestibular@ifmg.edu.br, anexando o comprovante, juntamente com os dados da inscrição para que a situação seja analisada.

É possível solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição. Os pedidos devem ser realizados no período de 26 de agosto a 13 de setembro. Será assegurada isenção total do pagamento da taxa ao candidato que comprovar uma das situações a seguir:

a) renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio (R$2.118,00);

b) ter cursado o Ensino Fundamental completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada;

c) esteja cursando a última série do ensino fundamental no ano de 2024, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar da Educação Básica.

Os documentos necessários para comprovação da situação de isenção estão presentes nos Editais do Processo Seletivo.

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