Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Parceria histórica pretende impulsionar o ensino de Economia em Minas Gerais

Parceria histórica pretende impulsionar o ensino de Economia em Minas Gerais

por Gabriela Nunes publicado: 30/08/2024 13h44, última modificação: 30/08/2024 13h44

Em um encontro realizado nesta segunda-feira, 26 de agosto, a presidente do Conselho Regional de Economia de Minas Gerais (Corecon-MG), Valquíria Assis, e a diretora do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) – Campus Ribeirão das Neves, Maria das Graças de Oliveira, discutiram a possibilidade de criação de um novo curso de Ciências Econômicas com ênfase em Ciências de Dados. A iniciativa, que conta com o apoio dos conselheiros Ario Maro Andrade e Francisco Horácio, visa atender à crescente demanda por profissionais qualificados para analisar dados e tomar decisões estratégicas em um mundo cada vez mais digital.

A proposta, ainda em desenvolvimento, busca aliar a sólida base teórica da Economia à expertise em análise de dados e tecnologia, preparando os futuros economistas para os desafios do mercado de trabalho contemporâneo. A integração dessas áreas é fundamental para impulsionar o desenvolvimento econômico de Minas Gerais e fortalecer a competitividade do estado.

Valquíria Assis, presidente do Corecon-MG, destacou a importância da parceria e afirmou que "a possível criação desse curso representa um marco para a educação econômica em nossa região. Estamos confiantes de que essa iniciativa trará inúmeros benefícios para a comunidade acadêmica e para a sociedade como um todo".

A diretora Maria das Graças de Oliveira compartilha do entusiasmo e ressalta que "o IFMG está preparado para enfrentar esse desafio, garantindo que todas as exigências sejam cumpridas para que o curso atenda aos mais altos padrões de qualidade acadêmica.", afirmou.

Essa parceria entre o Corecon-MG e o IFMG demonstra o compromisso das duas instituições em promover o desenvolvimento econômico e social de Minas Gerais. À medida que essa proposta avança, a expectativa é de que o novo curso atraia estudantes de toda a região, consolidando o IFMG Ribeirão das Neves como um polo de referência no ensino das Ciências Econômicas e na aplicação de Ciências dos Dados.