Notícias
Projetos de Pesquisa do Campus Ribeirão das Neves são premiados no Planeta IFMG 2025
O Campus Ribeirão das Neves reafirmou sua crescente excelência acadêmica durante o Planeta IFMG 2025, realizado entre os dias 4 e 6 de novembro, ao ter projetos de pesquisa reconhecidos entre os melhores do Instituto Federal de Minas Gerais.
Com quase 300 atividades e mais de 1.500 inscritos, a 5ª edição do Planeta IFMG promoveu produções científicas, tecnológicas e culturais de destaque em diversas áreas do conhecimento.
Para a coordenadora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Ana Paula da Silva Rodrigues, o reconhecimento evidencia a qualidade do trabalho desenvolvido no campus: “É gratificante ver o reconhecimento do trabalho de nossos servidores e estudantes vinculados a projetos de pesquisa. O Planeta IFMG é uma oportunidade única para destacar a qualidade das nossas pesquisas e reforçar o potencial transformador da educação científica no Campus Ribeirão das Neves.”.
Projetos premiados do Campus Ribeirão das Neves
ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
Projeto: Falo ou não? — divulgação de dados e informações sobre gravidez na adolescência
Coordenadora: Gabriela Oliveira
Bolsista: Luiz Felipe da Silva Coelho
Projeto: Software de suporte à personalização do ensino a partir dos estilos de aprendizagem de estudantes
Coordenador: Moisés Henrique Ramos Pereira
Colaboradora: Gilvânia Aguiar Lutkenhaus
Bolsistas: Beatriz Farinazzo; Larissa Beatriz Miranda de Oliveira
ÁREA DE CONHECIMENTO: LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES
Projeto: Poéticas negras em expansão
Coordenadora: Giovanna Soalheiro Pinheiro
O Campus Ribeirão das Neves celebra essas importantes conquistas que refletem o esforço e a expertise de toda a comunidade acadêmica. Parabéns a todos os envolvidos!
DESTAQUE NACIONAL PARA O PROJETO “FALO OU NÃO?”
O projeto “Falo ou Não? – Protagonismo estudantil na divulgação de dados e informações sobre gravidez na adolescência” conquistou, pela segunda vez em dois meses, o 1º lugar em eventos científicos de grande relevância.
A primeira premiação ocorreu durante a 13ª Feira Brasileira de Trabalhos de Iniciação Científica na Educação Básica e Técnica (Febrat), realizada de 29 a 31 de outubro, em formato híbrido, na UFMG. A Febrat reuniu 282 projetos de instituições de educação básica e profissional de diversas regiões do país, com foco na socialização de pesquisas desenvolvidas por estudantes e no destaque a iniciativas com impacto educacional e social.
Sobre a pesquisa
A pesquisa teve como objetivo levantar e divulgar dados sobre gravidez na adolescência, com foco no município de Ribeirão das Neves, por meio do desenvolvimento de uma ferramenta digital voltada ao ambiente escolar. A metodologia envolveu a coleta de dados em fontes oficiais, a organização das informações em gráficos, tabelas e infográficos, e a criação do site Falo ou Não? (https://faloounao.netlify.app/). O conteúdo foi estruturado em abas com manchetes, dados locais e materiais educativos direcionados ao público jovem. De autoria da professora Gabriela Oliveira – atualmente lotada no Campus Betim –, o projeto foi iniciado quando a docente atuava no Campus Ribeirão das Neves e conta com a parceria da professora Thaís Queiroz, do Instituto Federal do Amazonas (Ifam). Também participam da pesquisa os bolsistas Luiz Felipe Coelho, estudante do curso técnico em Informática, e Stefanny Moreira, do curso de Bacharelado em Administração.
Impacto social e educacional
Os resultados indicam que o uso do site contribuiu para facilitar a compreensão dos indicadores apresentados e aproximou os estudantes da realidade de sua comunidade, estimulando o protagonismo juvenil no debate sobre saúde sexual e reprodutiva. O trabalho integrou conteúdos de educação em saúde, estatística e programação, promovendo reflexões alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente o ODS 3 (Saúde e Bem-Estar) e o ODS 4 (Educação de Qualidade). Como desdobramento do projeto, o estudante Luiz Felipe Coelho produziu uma história em quadrinhos sobre o tema, com o objetivo de ampliar o diálogo com o público jovem. Exemplares foram distribuídos durante o Planeta IFMG 2025, disponibilizados na biblioteca do Campus Betim e publicados no site do projeto. A HQ também foi encaminhada à Editora do IFMG para avaliação de publicação.
