Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projetos de Pesquisa do Campus Ribeirão das Neves são premiados no Planeta IFMG 2025
conteúdo

Notícias

Projetos de Pesquisa do Campus Ribeirão das Neves são premiados no Planeta IFMG 2025

publicado: 19/12/2025 09h21, última modificação: 19/12/2025 10h08

O Campus Ribeirão das Neves reafirmou sua crescente excelência acadêmica durante o Planeta IFMG 2025, realizado entre os dias 4 e 6 de novembro, ao ter projetos de pesquisa reconhecidos entre os melhores do Instituto Federal de Minas Gerais.

Com quase 300 atividades e mais de 1.500 inscritos, a 5ª edição do Planeta IFMG promoveu produções científicas, tecnológicas e culturais de destaque em diversas áreas do conhecimento.

Para a coordenadora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Ana Paula da Silva Rodrigues, o reconhecimento evidencia a qualidade do trabalho desenvolvido no campus: “É gratificante ver o reconhecimento do trabalho de nossos servidores e estudantes vinculados a projetos de pesquisa. O Planeta IFMG é uma oportunidade única para destacar a qualidade das nossas pesquisas e reforçar o potencial transformador da educação científica no Campus Ribeirão das Neves.”.

Projetos premiados do Campus Ribeirão das Neves

 

ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

Projeto: Falo ou não? — divulgação de dados e informações sobre gravidez na adolescência
Coordenadora: Gabriela Oliveira
Bolsista: Luiz Felipe da Silva Coelho

Projeto: Software de suporte à personalização do ensino a partir dos estilos de aprendizagem de estudantes
Coordenador: Moisés Henrique Ramos Pereira
Colaboradora: Gilvânia Aguiar Lutkenhaus
Bolsistas: Beatriz Farinazzo; Larissa Beatriz Miranda de Oliveira

 

ÁREA DE CONHECIMENTO: LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES

Projeto: Poéticas negras em expansão
Coordenadora: Giovanna Soalheiro Pinheiro

O Campus Ribeirão das Neves celebra essas importantes conquistas que refletem o esforço e a expertise de toda a comunidade acadêmica. Parabéns a todos os envolvidos!

 

DESTAQUE NACIONAL PARA O PROJETO “FALO OU NÃO?”

O projeto “Falo ou Não? – Protagonismo estudantil na divulgação de dados e informações sobre gravidez na adolescência” conquistou, pela segunda vez em dois meses, o 1º lugar em eventos científicos de grande relevância.

A primeira premiação ocorreu durante a 13ª Feira Brasileira de Trabalhos de Iniciação Científica na Educação Básica e Técnica (Febrat), realizada de 29 a 31 de outubro, em formato híbrido, na UFMG. A Febrat reuniu 282 projetos de instituições de educação básica e profissional de diversas regiões do país, com foco na socialização de pesquisas desenvolvidas por estudantes e no destaque a iniciativas com impacto educacional e social.

 

Sobre a pesquisa

A pesquisa teve como objetivo levantar e divulgar dados sobre gravidez na adolescência, com foco no município de Ribeirão das Neves, por meio do desenvolvimento de uma ferramenta digital voltada ao ambiente escolar. A metodologia envolveu a coleta de dados em fontes oficiais, a organização das informações em gráficos, tabelas e infográficos, e a criação do site Falo ou Não? (https://faloounao.netlify.app/). O conteúdo foi estruturado em abas com manchetes, dados locais e materiais educativos direcionados ao público jovem. De autoria da professora Gabriela Oliveira – atualmente lotada no Campus Betim –, o projeto foi iniciado quando a docente atuava no Campus Ribeirão das Neves e conta com a parceria da professora Thaís Queiroz, do Instituto Federal do Amazonas (Ifam). Também participam da pesquisa os bolsistas Luiz Felipe Coelho, estudante do curso técnico em Informática, e Stefanny Moreira, do curso de Bacharelado em Administração.

 

Impacto social e educacional

Os resultados indicam que o uso do site contribuiu para facilitar a compreensão dos indicadores apresentados e aproximou os estudantes da realidade de sua comunidade, estimulando o protagonismo juvenil no debate sobre saúde sexual e reprodutiva. O trabalho integrou conteúdos de educação em saúde, estatística e programação, promovendo reflexões alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente o ODS 3 (Saúde e Bem-Estar) e o ODS 4 (Educação de Qualidade). Como desdobramento do projeto, o estudante Luiz Felipe Coelho produziu uma história em quadrinhos sobre o tema, com o objetivo de ampliar o diálogo com o público jovem. Exemplares foram distribuídos durante o Planeta IFMG 2025, disponibilizados na biblioteca do Campus Betim e publicados no site do projeto. A HQ também foi encaminhada à Editora do IFMG para avaliação de publicação.