Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ribeirão das Neves oferta Curso de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos
conteúdo

Notícias

Ribeirão das Neves oferta Curso de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos

Cerca de um ano depois da instalação de uma usina fotovoltaica no Campus, é hora de capacitar profissionais dispostos a trabalhar com essa modalidade de energia renovável.
publicado: 20/03/2018 15h53, última modificação: 20/03/2018 15h53

O dia 9 de março de 2018 marcou o início de um trabalho com enorme potencial de crescimento para três Institutos Federais: de São Paulo, o Farroupilha e o IFMG. Realizada no Campus Ribeirão das Neves, a aula inaugural do Curso de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos faz parte do Programa EnergIF, que tem como objetivo formar profissionais para instalar e manter sistemas de energia fotovoltaica.

O edital será lançado a partir de 26 de março, oferecendo 40 vagas presenciais. A capacitação é gratuita e tem duração de três meses, com início previsto para o mês de abril. Para participar, os interessados devem ter idade mínima de 18 anos, formação como técnico em Eletrotécnica e áreas afins, além de experiência com instalações elétricas.

DSC_0269.JPG

• Para esclarecer dúvidas e obter mais informações sobre o curso, entre em contato com o Campus Ribeirão das Neves:

Tel: (31) 3627 2303
E-mail: charles.diniz@ifmg.edu.br

Todos os presentes ao evento foram unânimes em destacar que a produção de energia renovável é um campo com grande potencial de crescimento no Brasil. Um deles é Robson Caldas de Oliveira, professor do Instituto Federal de Brasília, que participou do programa EnergIF na Setec – MEC : “Mais de 150 professores  já estão qualificados em energias renováveis e eficiência energética em toda a Rede Federal e ainda temos muito o que desenvolver, inclusive aqui em Ribeirão das Neves”, destacou.

Para o presidente da Alsol, empresa responsável pela instalação das 8 usinas de energia fotovoltaica no IFMG, o curso está sendo criado num ótimo momento. “O futuro é a geração de energia distribuída, utilizando-se várias fontes renováveis. Vamos precisar de muita mão de obra qualificada”, afirmação corroborada pelo diretor do Campus, Charles Diniz: “A demanda é grande e precisaremos dar conta de todos esses profissionais. Que esta seja a primeira de muitas outras turmas!”  

DSC_0342.JPGPresente ao evento, o subsecretário de ensino superior da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de MG (Sedectes),  Márcio Rosa Portes, destacou a intenção do governo estadual de criar centros de excelência na área de energias renováveis em todo o Estado. “Começamos pelo IFMG, pelo ensino, pela qualificação dos profissionais. Nossos maiores desafio são a criação um padrão técnico, por meio de certificação e colocar esses centros de excelência em funcionamento’, concluiu.

 

Progressos

Cerca de um ano depois da instalação de uma usina fotovoltaica no Campus, é hora de capacitar profissionais dispostos a trabalhar com essa modalidade de energia renovável. “É uma ação que vem sendo buscada a mais de um ano. Foi firmado um convênio entre IFMG e SEDECTES, onde estão previstas ações de ensino, pesquisa e extensão", explica Charles.

Ele ressalta ainda que as perspectivas de criação de vagas da área de energias renováveis, especialmente na fotovoltaica são enormes nos próximos anos, com números que chegam a mais de 800 mil postos de trabalho. “Por isso, os Institutos Federais estão se movimentando para oferecer essa qualificação e nos dá muito orgulho saber que somos um dos três primeiros Institutos do país a oferecer essa oportunidade".

 

Programa EnergIFDSC_0378.JPG

É um projeto da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica /MEC, apoiado pela agência de cooperação alemã Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbHdo. O EnergIF busca induzir a cultura do desenvolvimento de Energias Renováveis e Eficiência Energética na Rede Federal de Educação.