Notícias
Um planeta para se encontrar: 5ª edição do Planeta IFMG se despede do Campus Ribeirão das Neves
Em sua órbita de três dias pelo Campus Ribeirão das Neves, o Planeta IFMG atraiu toda a comunidade acadêmica para sua atmosfera. Foram mais de 1.500 pessoas inscritas, além de 839 autores, 45 avaliadores e 28 palestrantes convidados. Mas foi ainda maior do que isso.
Com o tema “Conectando pessoas, ideias e territórios”, o Planeta promoveu encontros e, nesta edição sediada em nossa unidade, ganhou a companhia de uma estrela de brilho irresistível. A escritora mineira Conceição Evaristo ministrou uma aula magna no primeiro dia do evento e a todos iluminou com sua sabedoria e esperança: “Temos direito de nos apropriar da ciência, da língua portuguesa, da cultura, porque essa apropriação é que vai nos dar competência para nos aprumar num mundo que o tempo todo tenta nos derrubar. Vocês jovens oriundos de classes populares têm que se apropriar daquilo que a escola fornece e daquilo que a escola não fornece também”.
“A maior sabedoria não é dominar, mas acolher o outro. Encontrar com o outro”, ensinou a professora.
Quando disse que a literatura tem um poder de convocação e de nos humanizar, as palavras da escritora ecoaram alguns metros adiante, nas paredes da biblioteca do nosso Campus. Lá encontraram o projeto Troco na Troca, iniciativa do Campus Itabirito, que promoveu a troca de livros entre os participantes, enriquecendo o próprio acervo enquanto espalhava a literatura e o saber.
Projetos
Durante esta quinta edição do Planeta IFMG, foram apresentados 282 trabalhos, distribuídos entre os seminários de Iniciação Científica, Saberes da Extensão, Estudantes de Pós-Graduação e a Mostra dos Projetos de Ensino.
As estudantes Ana Luiza Andrade e Kailani Narciso (Medicina Veterinária do Campus Bambuí) saíram inspiradas após apresentar seu projeto: “O Planeta é muito interessante e tivemos oportunidade de ver trabalhos incríveis. Uma experiência muito boa. (...) Saímos com muitas ideias diferentes para aplicar lá no Campus.”
A atmosfera do Planeta inspirou a todos que nele se encontraram, como lembrou o reitor Rafael Bastos, durante a cerimônia de abertura: “Um momento com este é importante demais. Eu sempre digo que o que temos de mais valioso no Instituto é proporcionar o encontro de pessoas, de ideias e tenho muito orgulho em dizer que o IFMG (...) tem um projeto de comunidade e de sociedade”.
Orgulho em sediar
Essa foi a segunda passagem do Planeta pelo Campus Ribeirão das Neves e, a cada edição, é possível observar como o evento se aprimora, em todos os sentidos.
“Foi um trabalho árduo da comissão organizadora, mas que resultou em um excelente evento. Receber o Planeta IFMG pela segunda vez é motivo de muita alegria e reafirma a importância do Campus Ribeirão das Neves no fortalecimento da pesquisa, da extensão e da inovação no Instituto”, afirmou a diretora-geral da unidade, Maria das Graças de Oliveira.

Um trabalho árduo, de fato, pois muitas outras atividades ocorreram simultaneamente em nossos espaços. Houve apresentações musicais ao final de cada dia e nos intervalos; apresentações de teatro no auditório; oficinas de Slack Line, Reki e Capoeira; e sessões de visitação ao planetário móvel, instalado no ginásio do Campus.
Para lembrar o mês da consciência negra, cada um dos inscritos nas atividades recebeu, na chegada ao Campus, a camisa em comemoração aos cinco anos Coletivo IFNEGRO, reforçando o compromisso do evento e do Instituto com as pautas étnico-raciais.





Confira todas as fotos
• 4/11/2025 - Terça-feira
• 5/11/2025 - Quarta-feira
• 6/11/2025 - Quinta-feira
