Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunas do Programa Sabará destacam-se na Olimpíada Brasileira de Robótica

Alunas do Programa Sabará destacam-se na Olimpíada Brasileira de Robótica

Projeto de Extensão do Campus Sabará, que leva ensino de programação, pensamento computacional e Robótica a estudantes da educação básica do município, teve cerca de 100 participantes na OBR 2023
publicado: 09/05/2024 10h51, última modificação: 09/05/2024 10h51

Sarah, medalhista da OBR 2023O Programa Sabará, projeto de extensão do IFMG - Campus Sabará, recebeu recentemente duas premiações da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) - edição 2023 por meio de suas alunas. Sarah Grandi, aluna do Programa no último ano, recebeu medalha de honra ao mérito nacional. Já a estudante Maria Eduarda Paizante obteve medalha de bronze nacional, além do certificado de mérito estadual, ou seja, sua nota está entre as 10% melhores notas do estado de Minas Gerais.

As duas medalhistas residem e estudam em Sabará. Aluna do 8° ano do Colégio Augustus, Maria Eduarda (à esquerda) tem 13 anos e diz que ficou realmente surpresa com a medalha, pois considerava que não tinha afinidade com a robótica. "Achei a prova com um nível de dificuldade médio, mesmo não tendo tanto conhecimento da área. Mas o resultado foi muito gratificante e fiquei muito feliz", conta.

Cerca de 100 alunos do projeto fizeram a prova da modalidade teórica da OBR 2023, nas categorias de 6º e 7º ano e de 8º e 9º ano. Para o coordenador, prof. Carlos Alexandre, a edição 2023  do Programa Sabará foi um marco significativo, envolvendo mais de 30 pessoas, incluindo professores, técnicos administrativos e alunos dos cursos técnicos e superiores em Informática, Engenharia e Administração do Campus. "O projeto fortaleceu a relação da comunidade com o instituto, atraindo mais de 400 alunos e familiares ao campus semanalmente, ampliou a divulgação dos cursos do IFMG, proporcionou bolsas de estudo, aquisição de novos equipamentos, parcerias com órgãos estaduais e municipais, além de obter resultados consideráveis em competições nacionais", comemora.

A convite do Ministério da Educação, o professor Carlos Alexandre irá apresentar a iniciativa nas experiências exitosas do "Encontro Nacional de Inovação e Empreendedorismo na Educação Profissional e Tecnológica", entre os dias 7 e 9 de maio, em Brasília. Idealizado para levar o ensino de programação, pensamento computacional e robótica para alunos da educação básica do município, o Programa Sabará atendeu, no ano que passou, 27 escolas de Sabará e Belo Horizonte, sendo 22 escolas públicas e cinco privadas, totalizando 470 alunos.

Leia mais: Campus Sabará marca presença em encontro nacional de inovação e empreendedorismo

Acompanhe as ações do programa: @programasabara

Saiba mais sobre a Olimpíada Brasileira de Robótica: A OBR é uma iniciativa pública, sem fins lucrativos, destinada a estudantes brasileiros de 6 a 19 anos, matriculados em escolas do ensino fundamental, médio ou técnico. O conteúdo da competição integra robótica e inteligência artificial com as disciplinas escolares, demonstramos que todo conhecimento pode ser aplicado para desenvolver soluções práticas e tecnologias avançadas. Saiba mais.