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Documentação Ampla Concorrência

por vivian.andaki publicado 08/12/2023 15h49, última modificação 08/01/2024 14h48

**Candidatos inscritos em vagas reservadas, mas convocados para vagas de Ampla Concorrência poderão anexar os documentos relativos apenas a Ampla Concorrência.

  1. Uma foto recente 3x4;
  2. CPF próprio;
  3. Carteira de Identidade (RG), preferencialmente, ou Carteira de trabalho ou Carteira nacional de habilitação (CNH) ou Carteira profissional ou Passaporte. Em qualquer caso, é obrigatória a apresentação de um documento oficial que contenha os dados do RG (número, órgão expedidor, unidade da federação).
  4. Certificado militar para candidatos do sexo masculino com idade entre 18 a 45 anos.
  5. Certificado e Histórico Escolar de conclusão do Ensino Fundamental para os CURSOS TÉCNICOS; e Certificado e Histórico Escolar de conclusão do Ensino Médio para os CURSOS SUPERIORES. Caso não tenha o documento citado no item 5), apresentar Declaração de conclusão do Ensino Fundamental para os CURSOS TÉCNICOS; ou Declaração de conclusão do Ensino Médio para os CURSOS SUPERIORES.
    Na(s) declaração(ões) deve(m) constar que o candidato não possui dependência. Caso o candidato apresente a declaração que não conste estas informações, o mesmo deverá substituir a declaração apresentada por outra, contendo a informação solicitada em até 5 (cinco) dias úteis após sua matrícula, sob pena de, caso não promova a substituição, a mesma ser cancelada. No prazo máximo de trinta dias, o candidato deverá anexar o Histórico Escolar sem pendência.
  6. Autorização para reprodução e divulgação de imagem e voz (ANEXO VIII, no caso de candidatos menores de 18 anos, ou ANEXO IX, no caso de candidatos maiores de 18 anos).
  7. Documento de identidade do responsável legal (responsável pela matrícula), no caso de menores de 18 anos.
    Caso a matrícula seja solicitada por um procurador, este deverá anexar uma procuração específica para este fim, bem como um documento pessoal com foto.

 

Dica: utilize o serviço Assinatura Eletrônica (conta gov.br) para assinar os Anexos exigidos para a matrícula e evite a impressão de folhas.

 

Orientações para uso do sistema de matrícula:

A matrícula será realizada a partir do preenchimento de informações no Sistema de Matrículas do IFMG, disponível no link: matricula.ifmg.edu.br e envio da documentação digitalizada. Confira o vídeo com dicas para digitalização de documentos (assista aqui). Documentos ilegíveis podem atrasar e prejudicar o seu procedimento de matrícula. Fique atento.

Tutorial para uso do sistema PDF (detalhado)

Tutorial simplificado para uso do sistema:

Haverá atendimento presencial para os candidatos que necessitarem de apoio para preenchimento do sistema (uso de computador e equipamento para digitalizar documentos). Não serão recebidos documentos por e-mail, envelope, whatsapp ou pessoalmente.

Caso o candidato seja menor de idade, a matrícula deverá ser realizada por um responsável legal. Na impossibilidade do responsável legal de realizar a matrícula, esta poderá ser realizada por um Procurador, a partir da inserção no Sistema de Matrículas do IFMG de uma procuração específica para este fim, bem como de um documento pessoal com foto.

Atendimento para apoio à matrícula:
Dúvidas gerais e apoio presencial para preenchimento do sistema: segunda a sexta,  de 8 as 18h
Tel: 3532-5923 / E-mail: secretaria.betim@ifmg.edu.br