Documentação Ampla Concorrência
**Candidatos inscritos em vagas reservadas, mas convocados para vagas de Ampla Concorrência poderão anexar os documentos relativos apenas a Ampla Concorrência.
- Uma foto recente 3x4;
- CPF próprio;
- Carteira de Identidade (RG), preferencialmente, ou Carteira de trabalho ou Carteira nacional de habilitação (CNH) ou Carteira profissional ou Passaporte. Em qualquer caso, é obrigatória a apresentação de um documento oficial que contenha os dados do RG (número, órgão expedidor, unidade da federação).
- Certificado militar para candidatos do sexo masculino com idade entre 18 a 45 anos.
- Certificado e Histórico Escolar de conclusão do Ensino Fundamental para os CURSOS TÉCNICOS; e Certificado e Histórico Escolar de conclusão do Ensino Médio para os CURSOS SUPERIORES. Caso não tenha o documento citado no item 5), apresentar Declaração de conclusão do Ensino Fundamental para os CURSOS TÉCNICOS; ou Declaração de conclusão do Ensino Médio para os CURSOS SUPERIORES.
Na(s) declaração(ões) deve(m) constar que o candidato não possui dependência. Caso o candidato apresente a declaração que não conste estas informações, o mesmo deverá substituir a declaração apresentada por outra, contendo a informação solicitada em até 5 (cinco) dias úteis após sua matrícula, sob pena de, caso não promova a substituição, a mesma ser cancelada. No prazo máximo de trinta dias, o candidato deverá anexar o Histórico Escolar sem pendência. - Autorização para reprodução e divulgação de imagem e voz (ANEXO VIII, no caso de candidatos menores de 18 anos, ou ANEXO IX, no caso de candidatos maiores de 18 anos).
- Documento de identidade do responsável legal (responsável pela matrícula), no caso de menores de 18 anos.
Caso a matrícula seja solicitada por um procurador, este deverá anexar uma procuração específica para este fim, bem como um documento pessoal com foto.
Dica: utilize o serviço Assinatura Eletrônica (conta gov.br) para assinar os Anexos exigidos para a matrícula e evite a impressão de folhas.
Orientações para uso do sistema de matrícula:
A matrícula será realizada a partir do preenchimento de informações no Sistema de Matrículas do IFMG, disponível no link: matricula.ifmg.edu.br e envio da documentação digitalizada. Confira o vídeo com dicas para digitalização de documentos (assista aqui). Documentos ilegíveis podem atrasar e prejudicar o seu procedimento de matrícula. Fique atento.
Tutorial para uso do sistema PDF (detalhado)
Tutorial simplificado para uso do sistema:
Haverá atendimento presencial para os candidatos que necessitarem de apoio para preenchimento do sistema (uso de computador e equipamento para digitalizar documentos). Não serão recebidos documentos por e-mail, envelope, whatsapp ou pessoalmente.
Caso o candidato seja menor de idade, a matrícula deverá ser realizada por um responsável legal. Na impossibilidade do responsável legal de realizar a matrícula, esta poderá ser realizada por um Procurador, a partir da inserção no Sistema de Matrículas do IFMG de uma procuração específica para este fim, bem como de um documento pessoal com foto.
Atendimento para apoio à matrícula:
Dúvidas gerais e apoio presencial para preenchimento do sistema: segunda a sexta, de 8 as 18h
Tel: 3532-5923 / E-mail: secretaria.betim@ifmg.edu.br