Pesquisa Terminológica em Libras Área Turística de Congonhas
INTRODUÇÃO
A pesquisa foi desenvolvida como Projeto de Extensão do IFMG Campus Congonhas, com o apoio de bolsistas PIBEX JR e um historiador surdo e a participação de surdos que nasceram ou vivem na cidade de Congonhas. Foram selecionados os termos mais recorrentes, sendo que os sinais existentes e criados foram catalogados e validados pelo grupo.
OBJETIVOS
O projeto terminologia em LIBRAS do setor turístico de Congonhas tem a proposta de levantamento e formação de sinais em LIBRAS visando a inclusão de surdos em ambientes culturais. O contato com as obras de Aleijadinho e a história foi fator determinante para formação conceitual e posterior formação de sinais em LIBRAS para termos inexistentes.
METODOLOGIA
O projeto contou com cinco etapas: Estudo, catalogação, validação, registro, divulgação. Antes de partir para criação de sinais averiguou-se a possibilidade de uso de sinais pré-existentes para tais termos na língua de sinais brasileira e estrangeira considerando, inclusive, possíveis empréstimos linguísticos.
RESULTADO E CONCLUSÕES
Ao participar do projeto os surdos passaram a valorizar o artefato cultural e turístico da cidade de Congonhas. Ao longo da pesquisa, percebeu-se que a criação de sinais segue caminhos não previsíveis, ora por motivação mais conceitual ora mais estética. Por fim, testada a eficácia conceitual e articulatória, 19 sinais esboçados foram registrados com fotos sequenciais e em escrita de sinais.
Artigo - Pesquisa Terminológica em Libras Área Turística de Congonhas (formato .pdf, tamanho 234KB)
Compendio dos Sinais (formato .pdf, tamanho 1,15MB)