Notícias
05 de junho - Dia Mundial do Meio Ambiente
*Por Profª Ms. Sara C. S. Guerra Fardin
No dia 05 de junho é celebrado o Dia do Meio Ambiente. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, em 1972. Posteriormente, o Brasil convalidou o ato por meio da publicação do Decreto Federal nº 86.028, de 27 e maio de 1981, que institui a Semana Nacional do Meio Ambiente.
A ideia de comemorar o dia do meio ambiente surge como uma oportunidade de discutir e repensar as condutas individuais e coletivas, analisando o que temos feito e quais as medidas pretendemos adotar para garantir o bem estar ambiental.
A campanha da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2019 se chama "Beat Air Pollution", em português, “Combata a poluição do ar”. A campanha nos convida a analisar como podemos mudar a nossa vida para reduzir a quantidade de poluição atmosférica que geramos. A poluição gerada contribui, dentre outros fatores, para a piora do efeito estufa e da qualidade de vida, em especial, nas grandes cidades.
A ONU sugere algumas ações a serem adotadas:
> Use o transporte público ou caronas compartilhadas, ande de bicicleta ou a pé
> Troque seu carro por um híbrido ou elétrico
> Desligue o motor do carro quando estiver estacionado
> Reduza seu consumo de carne e laticínios para ajudar a reduzir as emissões de metano
> Faça a compostagem de alimentos orgânicos e separe o lixo não orgânico
> Migre para sistemas e equipamentos de aquecimento doméstico de alta eficiência
> Poupe energia: Desligue as luzes e os equipamentos eletrônicos quando não estiverem em uso
E você, o que tem feito para reduzir a emissão de poluição do ar?
Compartilhe suas ações nas redes sociais usando as hashtags #beatairpollution #combaterAPoluiçãodoAr
--------------------
* Graduada em engenharia florestal e mestre em engenharia ambiental, ambos pela UFES. Tem experiência na área de manejo de bacias hidrográficas, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de recursos hídricos, planejamento regional e planejamento urbano ambiental. Atualmente, é professora do IFMG - Campus Governador Valadares e doutoranda em engenharia ambiental pela UFES.
> Esta ação comemorativa integra a Agenda Verde, iniciativa do Projeto Sala Verde - Núcleo de Educomunicação Ambiental - IFMG-GV.