Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus promove acolhida aos estudantes no retorno pós-greve

Campus promove acolhida aos estudantes no retorno pós-greve

Atividade envolveu alunos(as) dos cursos técnicos e superiores. Foi realizado ao longo do dia 1o de julho, com participação do Diretor Geral, membros da equipe de Ensino e do Comando Local de Greve
publicado: 10/07/2024 22h06, última modificação: 10/07/2024 22h17

Em clima de festa julina, com música e muita alegria, o IFMG - Campus Governador Valadares deu as boas-vindas aos estudantes na retomada das atividades após o fim da greve nacional dos servidores das instituições federais de educação. O evento ocorreu no dia 1º de julho, envolvendo estudantes dos cursos técnicos integrado, subsequente e superiores.

Reunidos no auditório nos períodos da manhã e à noite, os discentes tiveram a oportunidade de se informarem como se daria o retorno às atividades e sobre as conquistas da greve. Na abertura, o Diretor Geral, professor Tonimar Senra, manifestou a alegria de ver o Campus novamente cheio de estudantes, dispostos a estudarem e aprenderem, razão pela qual a instituição existe. Desejou a todos um retorno tranquilo e de muito aprendizado, e assegurou que toda a equipe de servidores(as) do IFMG-GV está à disposição para atendê-los da melhor forma possível nessa nova etapa.

O Diretor de Ensino, professor Bruno Toledo, esclareceu que até a elaboração de um novo Calendário Acadêmico, a retomada das atividades será pautada pelo Calendário Acadêmico então vigente para o ano letivo de 2024. Informou ainda que serão mantidas as férias escolares previstas para o período de 14 a 28/07. A decisão leva em consideração alguns dados levantados, dentre eles, as agendas familiares e a logística de transporte escolar durante o mês de julho.

O Comando Local de Greve/Sinasefe IFMG foi convidado pela gestão do Campus a participar da acolhida aos estudantes, Na oportunidade, membros da organização lembraram que a greve dos trabalhadores(as) da educação federal foi legítima, legal e necessária para que o Governo desse atenção às reivindicações do movimento paredista.

Após exibição das ações realizadas pelo Comando entre os meses de abril, maio e junho, foi apresentado um breve panorama da greve, mostrando sua evolução e as conquistas obtidas, entre elas a recomposição orçamentária dos Institutos e Universidades, a ampliação do Programa Nacional de Assistência Estudantil, a reestruturação da carreira dos docentes e dos técnicos-administrativos e o reajuste salarial parcial dos servidores para recuperação da perda inflacionária dos últimos sete anos.

Sejam todos(as) muito bem-vindos(as) de volta ao IFMG-GV!