Notícias
Diálogos em dose dupla em agosto
Se um é bom, dois é melhor ainda! O mês de agosto foi agraciado com dois encontros do projeto Diálogos, e ambos compuseram a programação da 8ª Semana da Biblioteca IFMG Campus Governador Valadares.
No dia 22 de agosto ocorreu mais uma edição do “Diálogos Drops”. Dessa vez, o texto discutido foi a letra de música AmarElo, do rapper e produtor musical brasileiro, Emicida. A sugestão do texto foi da professora Kênia Brant (Artes), integrante da equipe gestora do projeto. Este encontro contou com a parceria e participação de diversos professores que atuam no período noturno e seus alunos e também do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígena (NEABI) do IFMG-GV, parceiro de longa data do projeto.
O público presente pôde conferir o videoclipe da música e conhecer um pouco mais da história do Emicida. O professor Wanderson Batista, coordenador do projeto, explanou brevemente a linha do tempo de todos os encontros deste ano e o coordenador do setor de Extensão do campus, Virgílio Resende, trouxe breves considerações sobre o NEABI aos presentes, núcleo do qual faz parte.
Como de costume, a casa estava cheia e o público noturno participou ativamente das discussões. Falas potentes e depoimentos de vivências pessoais pautaram o momento brilhantemente.
Que venham outros Drops!
--------------------------------------------------------------------------------------------------------
“O que é a verdadeira Justiça?” Esse e muito outros questionamentos foram levantados no dia 23 de agosto durante o 6º encontro da atual edição do projeto Diálogos. A discussão teve como base o texto A verdadeira justiça, do autor Fedro, um consagrado fabulista que viveu durante o século I a.C. A fábula foi uma escolha de Rejane Rodrigues, bibliotecária do campus e integrante da equipe gestora do projeto.
O encontro teve uma discussão rica devido às diversas interpretações do texto. Pôde-se ressaltar alguns pontos levantados durante a discussão, como os perigos de não se verificar os fatos que chegam até nós e o peso de nossas ações, que podem prejudicar de forma grave outras pessoas, se não forem bem calculadas. Exploraram-se temáticas amplas e densas, como a Mentira, a Verdade, a Confiança, a Justiça entre outras.
Cabe ressaltar a presença de um público bastante expressivo no dia; o auditório estava lotado! Dessa vez, contamos com a participação mais que especial de alunos e servidores da Escola Estadual Abílio Rodrigues Patto, cuja participação foi bastante dinâmica, e de alunos do projeto de pré-vestibular ofertado pelo IFMG-GV – o “Pré-IF”, os quais estavam acompanhados do monitor de português, Pedro Henrique Xavier (3º TST).
O encontrou se iniciou com a fala da profa. Kênia Brant (Artes) sobre o laço da consciência do mês – o laço dourado –, que simboliza a luta pela promoção da amamentação materna. Após isso, ocorreu uma breve fala sobre a biografia de Fedro, feita pelo prof. Dalvo Walker, professor de história da Escola Estadual Abílio Rodrigues Patto.
Na sequência, foi apresentado um belo esquete – “A ambição dos mortais” –, o qual contou com a atuação dos alunos Artur Abner (2° TMA) e das alunas Isabele Vitória de Sousa e Fernanda Cristina Lemos (2° TST). O esquete teve inspiração na fábula de Fedro, e foi escrito e dirigido pela profa Kênia.
Ao final do encontro, a equipe de mídia selecionada para este encontro realizou algumas entrevistas. Um relato que vale ser ressaltado é o da aluna Ana Thereza Moura (1° TMA): “Foi uma experiência nova pra mim, porque eu nunca tinha participado, e eu achei que foi muito edificante, porque tiveram várias falas que me fizeram refletir muito sobre o assunto de hoje”, relatou a aluna ao ser perguntada sobre sua experiência em relação à atividade.
No mês de setembro haverá uma pequena pausa no projeto, mas em outubro o Diálogos retorna com força total! Já fica ostensivo o convite para virem dialogar conosco no 7º e penúltimo encontro deste ano, que acontecerá no dia 18 de outubro. Anotem na agenda!
-------------------
O texto acima foi escrito pelo professor Wanderson Batista dos Santos e pelos estudantes Arthur Henrique Dias Vital e Vitor Moisés Gonçalves Pereira, alunos do 1º ano do curso Técnico Integrado em Meio Ambiente (TMA); Ana Clara de Souza Pinto, Ana Elisa Fattoreli Albergaria e Milena Luciano, alunas do 3º ano do curso Técnico Integrado em Meio Ambiente (TMA); e por Ary Hazel Damascena dos Santos, colaboradora externa do projeto. Todos são voluntários do Projeto Diálogos em 2023. Os alunos foram tutorados pelo professor Wanderson Batista.