Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Em visita técnica, estudantes conhecem rotina de usina hidroelétrica

Em visita técnica, estudantes conhecem rotina de usina hidroelétrica

Atividade ocorreu por meio das disciplinas de Recursos Energéticos e contemplou discentes dos cursos técnicos e superiores
publicado: 16/10/2024 15h20, última modificação: 18/10/2024 10h04

Estudantes do IFMG - Campus Governador Valadares tiveram a oportunidade de visitar as instalações da Usina Hidroelétrica (UHE) de Baguari. A atividade foi realizada pelas disciplinas de Recursos Energéticos ofertadas aos estudantes do 2º ano do curso Técnico Integrado em Meio Ambiente (TMA) e aos graduandos dos cursos superiores de Tecnologia em Gestão Ambiental (TGA) e Engenharia Ambiental e Sanitária.

No dia 26/09 os alunos do 2º TMA realizaram a visita, num total de 33 estudantes. Foram acompanhados pelo professor Valcimar Andrade, responsável pela disciplina, e pelo professor Arnaldo Cambraia, coordenador do curso. Também estiveram presentes duas alunas do curso superior em Engenharia Ambiental e Sanitária. Já  no dia 27/09 foi a vez dos demais alunos dos cursos superiores de Tecnologia em Gestão Ambiental (TGA) e de Engenharia Ambiental e Sanitária (EAS), totalizando nove estudantes, também acompanhados pelo professor Valcimar e pela professora Ingrid Fernandes, da área de Geologia.

"Essa visita técnica foi de extrema importância para nossa formação como engenheiros ambientais e sanitaristas. Percebemos a complexidade envolvida no processo de transformação e produção de energia, assim como a interação significativa das atividades da usina com a preservação do meio ambiente. Ver a teoria, ensinada em sala de aula, aplicada nas operações reais da usina aprofundou ainda mais nosso conhecimento sobre como a geração de energia depende de fatores naturais e sobre a importância de uma boa gestão ambiental para garantir a continuidade desse processo", comenta a graduanda Cleyde Auxiliadora de Moura.

Sobre a Usina

A usina hidroelétrica visitada fica localizada no Rio Doce, próxima ao encontro deste com o Rio Corrente Grande, em uma região conhecida como cachoeira da fumaça, em Baguari, que é distrito de Governador Valadares. Inaugurada em 2009 tem capacidade instalada de 140 MW, suficiente para abastecer uma cidade de 450 mil habitantes, dividida entre quatro unidades geradoras do tipo bulbo, própria para usinas fio d'água, que não possuem reservatório de acumulação e com quedas de água relativamente baixas. Na ocasião da visita foi verificada uma geração de apenas 20 MW em função da baixa vazão do Rio Doce.

Visita técnica_UHE Baguari_set2024.jpgOs alunos foram recepcionados pela  coordenadora ambiental da usina, Micheline Rodrigues, juntamente com parte da equipe de operação e manutenção, que deram detalhes sobre o processo de implantação do empreendimento, aspectos ambientais, sociais e técnicos. Inicialmente foi feita uma apresentação geral em um auditório, com posterior visita às instalações (casa de máquinas, sala de controle, barragem, vertedouro e escada de peixes). Durante a visita os estudantes puderam esclarecer diferentes aspectos sobre como funciona uma usina hidroelétrica, os custos econômicos para disponibilização de energia, aspectos de manutenção, mecanismos reguladores, controle ambiental e de segurança.

A visita encerrou com a oferta de um lanche ao grupo e entrega de mudas de árvores nativas da região para os estudantes, lembrando a importância da recomposição de florestas e o papel fundamental do rio para toda comunidade circunvizinha à bacia do Rio Doce, seja para o abastecimento de água e energia, seja por questões econômicas e ambientais.

Professor Valcimar destaca que a visita cumpriu seu papel e ofereceu um contato direto com a realidade de uma das fontes mais importantes para a matriz elétrica do país, lembrando os princípios tecnológicos e de engenharia envolvidos no planejamento, construção e operação de uma UHE. O docente também agradeceu aos envolvidos para que essas visitas técnicas ocorressem: Coordenação de Extensão, Coordenação do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária e coordenadora Micheline/UHE.

---------------
Texto: Prof. Valcimar Silva de Andrade