Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes dos cursos Técnicos e de Engenharia Ambiental e Sanitária conhecem funcionamento de usina hidrelétrica
conteúdo

Notícias

Estudantes dos cursos Técnicos e de Engenharia Ambiental e Sanitária conhecem funcionamento de usina hidrelétrica

publicado: 06/11/2025 12h20, última modificação: 06/11/2025 19h52

Cerca de 70 alunos dos cursos Técnicos Integrados em Meio Ambiente (TMA) e Edificações (TED) e da graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária visitaram as instalações da Usina Hidroelétrica (UHE) de Baguari, nos dias 13, 14 e 15 de outubro. Na oportunidade, os discentes puderam receber informações sobre aspectos de segurança, processo de instalação e funcionamento da usina, programas de monitoramento e educação ambiental e os princípios físicos de funcionamento de geradores, transformadores e linhas de transmissão.

Os estudantes foram recepcionados pela coordenadora ambiental da usina, Micheline Rodrigues, que atualmente é graduanda do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do IFMG-GV. E também pelos responsáveis pela área de manutenção eletromecânica, operação e pelo diretor da unidade.

A equipe conheceu seguintes áreas do empreendimento: casa de força, galeria elétrica, geradores, Sistema de Transposição de Peixes (STP) e barragem. O vertedouro não foi acessado porque a empresa está realizando manobras e testes para se preparar para o período de chuvas e grandes vazões.

Balanço dos participantes

Segundo o professor de física Valcimar Silva de Andrade, "a visita à UHE Baguari auxilia e muito no aprofundamento de conceitos abordados em sala, como indução eletromagnética (física) e hidroletricidade (recursos energéticos). Além disso, muitos estudantes de Governador Valadares e região desconhecem  a existência desse empreendimento, e é preciso mostrar de onde a energia vem, seus custos monetários, ambientais e sociais. Coincidentemente, o país sofreu um apagão no dia 14 de outubro e os estudantes perceberam como é muito esforço envolvido para manter o fornecimento de energia de forma segura, ininterrupta, economicamente viável e o mais sustentável possível".

Visita Técnica_UHE Baguari_outubro 2025"A visita técnica à Usina de Baguari foi uma ótima experiência e extremamente enriquecedora. Como estudantes de meio ambiente, temos a matéria de recursos energéticos e essa visita nos permitiu ver na prática o que aprendemos na teoria com o professor Valcimar. Foi muito legal aprender sobre como o trabalho é realizado, desde a instalação da usina até o seu funcionamento, e conhecer de perto os ambientes e os equipamentos utilizados", avalia Gabriela de Castro Pereira, 2° ano do curso Técnico Integrado em Meio Ambiente.

Brenda Coelho, aluna do 10º período do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, destaca o desdobramento da teoria  aplicada na prática e agradece pela oportunidade. "A visita técnica à Usina Hidrelétrica de Baguari [...] foi de suma importância para nós, estudantes, vivenciarmos  presencialmente o cotidiano nesse ramo da engenharia. Fomos guiados por um dos colaboradores que respondeu todas as perguntas e contou curiosidades sobre a geração de energia. Só tenho a agradecer ao professor Valcimar pela dedicação em sempre buscar ensinar de forma aplicável o conhecimento, e a toda equipe da UHE Baguari pela ótima experiência que tivemos. Que mais experiências como essa possam ocorrer novamente".

Sobre a usina

A UHE Baguari entrou em operação em 2009, com capacidade instalada de 140 MW, distribuída entre quatro unidades geradoras do tipo bulbo. Essa tecnologia é voltada à queda de água menores e usinas do tipo fio d'água. Essa última característica reduz bastante a área alaga, reduzindo consequentemente parte do impacto ambiental, embora coloque a geração dependente da vazão natural do rio.

---------------
Texto: Prof. Valcimar Silva de Andrade
Revisão/Edição: Fernanda Melo/jornalista