Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes e docentes do curso de Segurança do Trabalho participam da SIPAT da Cemig
conteúdo

Notícias

Estudantes e docentes do curso de Segurança do Trabalho participam da SIPAT da Cemig

publicado: 17/09/2025 14h38, última modificação: 17/09/2025 15h10

O auditório do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Governador Valadares sediou, nos dias 26, 27 e 29 de agosto, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) da Cemig.

O evento reuniu trabalhadores diretos e indiretos da companhia, além de estudantes do 2º e 3º anos do curso técnico integrado em Segurança do Trabalho do IFMG-GV.

SIPAT Cemig_participação alunos curso TST_IFMG-GV.jpegA participação dos alunos foi coordenada pelos docentes Kênia Faria Brant (coordenadora do curso) e Milson dos Santos Barbosa, em articulação com a estudante Jane Alves de Oliveira, concluinte do curso técnico subsequente em Segurança do Trabalho do Campus GV e integrante da CIPA da CEMIG.

Jane ressaltou a importância de sua formação para a realização do evento. “A formação como técnica em Segurança do Trabalho contribuiu de forma significativa para a organização e realização da SIPAT, pois me proporcionou conhecimentos técnicos e práticos sobre prevenção de acidentes, promoção da saúde e qualidade de vida no trabalho. Sentimento de gratidão visto que o evento cumpriu seu papel de conscientização e fortalecimento da cultura de segurança”.

A SIPAT também contou com a participação de Pedro Henrique Catalunia, técnico em Segurança do Trabalho da CEMIG e ex-aluno do IFMG-GV, que atuou na organização e como palestrante. Ele destacou o impacto positivo da integração entre empresa e academia. “O contato entre o ambiente acadêmico e a indústria constitui um terreno fértil para inovação, pesquisa e desenvolvimento mútuo. Para os alunos do IFMG, essa interação pode representar uma oportunidade de presenciar a implementação prática de ações de Saúde e Segurança do Trabalho em um ambiente corporativo real, além de possibilitar o networking com profissionais experientes, fatores que enriquecem sua formação e futura atuação no mercado. Do lado da CEMIG, a proximidade com o meio acadêmico pode servir como um canal valioso para a renovação do conhecimento e para o apoio na formação de profissionais técnicos e universitários, que virão a contribuir para um setor elétrico cada vez mais seguro”.

SIPAT Cemig_auditório IFMG-GV_final.jpg------------
* Com informações da Coordenação do Curso TST