Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Graduandos de TGA e das Engenharias Civil e de Produção visitam a Vale

Graduandos de TGA e das Engenharias Civil e de Produção visitam a Vale

publicado: 14/10/2024 16h41, última modificação: 16/10/2024 14h55

Estudantes dos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Civil e Tecnologia em Gestão Ambiental (TGA) do IFMG - Campus Governador Valadares participaram de visita técnica às instalações da Vale - Unidade Governador Valadares. A atividade, realizada no dia 12/09, foi programada pela professora Déborah Praxedes, em parceria com o Programa Vale nas Escolas. Teve por objetivo conhecer as ações de gestão ambiental desenvolvidas pela empresa.

A comitiva do IFMG-GV foi recebida pelos funcionários Alessandra, Zé Augusto e Adriano Siqueira, que conduziram os graduandos por diversos setores, entre eles: galpão de resíduos perigosos e galpão de triagem de resíduos não perigosos, depósito de dormentes, sistema separador de água e óleo e aproveitamento de água de chuva, via permanente em que foram explicitadas as ações para manutenção da ferrovia, e no estaleiro de soldas. Durante o tour pela instalações da Vale, foi possível entender como é processada a gestão dos resíduos gerados no processo produtivo da empresa e a sua interface com a segurança do trabalho, a gestão de projetos, além de aconselhamentos sobre carreira e vida profissional.

Visita Técnica_Vale_Unidade GV_12/09/2024.jpegPara profa. Déborah, "a visita técnica às instalações da Vale, unidade Governador Valadares, foi, sem dúvidas, uma atividade muito enriquecedora para os estudantes contemplados, não só para sua formação profissional, mas como cidadãos também. Eles puderam experenciar a rotina de trabalho de profissionais de diferentes áreas de conhecimento e conhecer um pouco das atividades relacionadas à gestão ambiental e a tantos outros assuntos abordados durante a visita nesta grande empresa. Agradecemos à Vale pela parceria, especialmente à Alessandra e aos profissionais que pronta e cordialmente nos receberam e nos permitiram essa manhã de trocas e aprendizagem".

A estudante Raíssa Almeida, do curso de TGA, deixou seu depoimento sobre a atividade realizada. "Gostaria de agradecer à professora Déborah e à Direção da IFMG-GV pela experiência enriquecedora que eu e meus colegas de sala tivemos ao visitarmos a Vale, empresa referência no Brasil e no mundo. Foi de extrema importância ver que a teoria que vivenciamos em sala diariamente é realmente aplicada na prática e os resultados são espetaculares. Espero que mais alunos possam ter a mesma oportunidade".

Texto: Profa Débora Praxedes
Revisão: Fernanda Melo/jornalista