Notícias
Acordo de cooperação com instituição francesa vai ampliar programas de intercâmbio
O IFMG oficializou uma nova parceria que vai ampliar e diversificar ações e projetos que envolvam relações internacionais voltadas à comunidade acadêmica. No dia 17 de outubro, o reitor Rafael Bastos recebeu Patricia Darjo, diretora da instituição francesa Lycée Nature. Na ocasião, foi assinado um Acordo de Cooperação que possibilitará a realização de programas de intercâmbio para estudantes e servidores (docentes e técnicos) em todas as áreas acadêmicas oferecidas pelas instituições.
O diálogo para firmar a parceria foi iniciado em 2023, quando o professor Luciano Miguel, do Campus Ouro Preto, esteve na escola agrícola Bourges Le Subdray para participar do Fórum Ciência e Sociedade Brasil-França, evento bianual promovido pelo Ministério da Agricultura e Alimentação da França em parceria com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e conheceu a diretora do Lycée Nature.
O acordo, além de facilitar a mobilidade acadêmica, tem como principal objetivo criar oportunidades para desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de mudanças climáticas, alimentação e agroecologia. “O mais importante é que os jovens dos dois países troquem experiências acadêmicas e culturais para poderem pensar em um mundo melhor. Queremos fazer os jovens refletirem sobre o futuro que virá”, ressalta Patrícia Darjo. Para o reitor do IFMG, o acordo reforça o compromisso da gestão com o desenvolvimento de novas ações institucionais. “Estamos muito orgulhosos em sediar a 8ª edição do Fórum Ciência e Sociedade Brasil-França”, pontuou Rafael, adiantando que, em 2025, o Campus Bambuí receberá o evento realizado pelo Conif e pelo governo francês.
Além dos dois dirigentes e do professor Luciano Miguel, participaram do ato de assinatura o pró-reitor de Extensão, José Roberto de Paula, a secretária executiva da Diretoria de Relações Internacionais, Cátia de Souza, e o artista francês Emmanuel Lacouture que intermediou o contato entre as instituições. Ele aproveita a viagem ao Brasil para desenvolver o trabalho artístico que irá expor na COP 30 - a Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas, marcada para novembro de 2025, em Belém (PA). Alunos dos campi Ponte Nova e Ouro Preto do IFMG foram convidados a participar da confecção do trabalho artístico: uma pintura em tecido com formato gigante semelhante a uma biruta que vai representar a integração intercontinental entre estudantes de vários países, como Índia, Colômbia, Madagascar, Costa do Marfim, Bélgica, França, Brasil e outros.
A visita ao IFMG e a assinatura do acordo integra uma agenda mais ampla que visa fortalecer as parcerias entre os Institutos Federais brasileiros e o Lycée Nature, com foco no desenvolvimento sustentável e na preparação para o fórum franco-brasileiro. Além das atividades em Ponte Nova, Ouro Preto e Belo Horizonte, a comitiva francesa fará reuniões e visitas técnicas nos Institutos Federais do Sertão Pernambucano e do Maranhão.
Sobre o Lycée Nature
Com cerca de 8 mil alunos em formação e 185 funcionários, o Lycée Nature está localizado na cidade de La Roche-sur-Yon, região leste da França. Há 10 anos, desenvolve uma forte consciência educativa em torno de temas como agroecologia, alimentação, ambiente e biodiversidade. Desde 1968, oferece ensino agrícola geral, cursos técnicos profissionalizantes, tecnólogos e formação de adultos. As principais áreas de atuação são paisagismo, ecopaisagem, gestão ambiental, agricultura, administração e serviços comerciais, além de formação geral, científica e tecnológica.