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Alunos dos 3º anos dos cursos técnicos integrados devem realizar a Prova Brasil
Na próxima terça-feira, dia 23 de novembro, será aplicada, para todos os alunos dos 3os anos dos cursos técnicos integrados do IFMG Campus Ouro Branco, a Prova Brasil, instrumento de avaliação censitária do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), que têm por objetivo avaliar a qualidade da Educação Básica no âmbito nacional.
A avaliação contém questões de Língua Portuguesa e Matemática, além de um questionário socioeconômico e de contexto. A prova terá início às 7h30, mas é necessário chegar com, pelo menos, 15 minutos de antecedência, para localizar a sala de realização da prova e se preparar para a realização da mesma.
Para a realização da prova, é preciso levar um documento de identificação com foto e ficar atento às orientações:
- utilize máscara cobrindo nariz e a boca, durante toda a sua estadia no campus;
- higienize as mãos, lavando-as com água e sabão, utilize álcool em gel 70%, sempre que necessário durante sua permanência no campus;
- leve sua garrafa com água;
- não compartilhe, de forma alguma, nenhum objeto de uso pessoal;
- traga caneta azul ou preta, lápis e borracha, para a realização da prova e preenchimento do questionário;
- respeite os protocolos de segurança adotados pelo campus, sejam eles apresentados em cartazes ou informados verbalmente;
- atente para as instruções transmitidas pelos aplicadores da prova;
- evite aglomerações no espaço do campus;
- não permaneça em suas dependências após a conclusão e entrega da prova e do questionário.
Sua participação é muito importante, pois avaliará a qualidade do processo de ensino-aprendizagem oferecido pelo IFMG Campus Ouro Branco. Além de avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação básica brasileira, a Prova Brasil também gera dados e indicadores que subsidiam a elaboração e o monitoramento das políticas educacionais do País.
Sobre o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é formado por um conjunto de avaliações externas em larga escala, realizadas periodicamente por meio da aplicação de testes cognitivos e questionários para etapas específicas da educação básica. Tem a finalidade de avaliar a qualidade da educação básica do País e contribuir para sua melhoria, oferecendo subsídios concretos para a formulação, a reformulação e o monitoramento das políticas públicas.