Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cadastro de servidores que queiram integrar o Programa Delfín 2026
conteúdo

Notícias

Cadastro de servidores que queiram integrar o Programa Delfín 2026

Servidores do IFMG poderão se cadastrar, até 26 de janeiro, para atuar como assessores no programa que promove mobilidade acadêmica e pesquisa colaborativa na América Latina.
publicado: 12/12/2025 13h49, última modificação: 12/12/2025 13h49

Estão abertas, até 23 de janeiro, as inscrições para cadastro de servidores que queiram atuar como assessores em 2026 no Programa Interinstitucional para o Fortalecimento da Pesquisa e Pós-graduação do Pacífico (Delfín). Podem se inscrever, docentes e técnicos administrativos com mestrado ou doutorado.

Programa Delfín é uma iniciativa internacional criada no México que visa promover mobilidade acadêmica, pesquisa colaborativa e cooperação entre instituições de ensino superior da América Latina. A ação envolve intercâmbios de curta duração, orientação de estudantes em projetos de investigação e participação em eventos científicos.

Clique aqui e se inscreva!

Programa Delfín no IFMG em 2025

Em sua estreia no Programa Delfín, o IFMG contou com a adesão de oito campi - Bambuí, Formiga, Ibirité, Sabará, Santa Luzia, São João Evangelista, Ouro Branco e Ouro Preto - que receberam 32 estudantes presencialmente e sete na modalidade virtual, principalmente do México e da Colômbia. As atividades ocorreram entre 9 de junho e 25 de julho de 2025, com programação voltada à pesquisa e à interculturalidade sob orientação de docentes da insituição.

No encerramento, foi realizado o I Seminário Internacional do Programa Delfín, nos dias 21 e 22 de julho, com apresentações transmitidas pelo canal da TV IFMG Campus Bambuí. E, como continuidade das ações de internacionalização, o Instituto participou do 30º Congreso del Programa Delfín, em Nuevo Nayarit (México), e do IX Encuentro Internacional de Profesionales de la Investigación y el Desarrollo Tecnológico, em Medellín (Colômbia), fortalecendo vínculos com redes acadêmicas da região.