Notícias
Campus Ouro Branco realiza doação de álcool 70% para o município
O IFMG Campus Ouro Branco realizou hoje a doação de 150 litros de álcool 70% para hospitais e postos de saúde do município. A ação é resultado do projeto "Rede de Colaboração IFMG com instituições públicas e privadas de combate à Covid-19" e parte das iniciativas desenvolvidas pelo IFMG para reforçar as ações de combate ao avanço da Covid-19.
A produção do álcool contou com a parceria da indústria de cosméticos Mutari, de Belo Horizonte, por meio de acordo de colaboração mútua, sem transferência de recursos financeiros. O IFMG se encarregou da aquisição dos insumos necessários e das embalagens e a Mutari assumiu a responsabilidade técnica de fabricação do produto.
De acordo com o diretor do Campus Ouro Branco, Lawrence Andrade, o IFMG vem atuando para auxiliar na prevenção do contágio do coronavírus e na proteção dos profissionais de saúde. “Temos buscado contribuir com a sociedade desenvolvendo soluções por meio da ciência e da tecnologia”, afirmou. Na ocasião, foram entregues também mais 30 protetores faciais que estão sendo produzidos pela instituição.
Projeto e Doações
A coordenadora de pesquisa do IFMG, Flávia Siqueira, explica que o álcool líquido tem a mesma função do álcool em gel, no que diz respeito à proteção contra o novo coronavírus. “A vantagem do uso do álcool em gel é diminuir o risco de incêndios, porém o Carbopol 940, ingrediente necessário na composição do álcool em gel, está em falta no mercado”, afirmou.
De acordo com o Diretor de Desenvolvimento Institucional do IFMG, Wilson Costa, foi enviado à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação um plano de trabalho para produzir mais 21.000 litros de álcool 70%. “Caso sejam aprovados novos recursos pelo Governo Federal ou haja doações de insumos por empresas privadas, a produção poderá ser ampliada”, ressalta. Qualquer empresa interessada em apoiar o projeto pode entrar em contato pelo e-mail para ddi@ifmg.edu.br.
Por que o álcool 70%?
O álcool é um microbicida com características anti-séptica e desinfetante. Porém, sua atividade antimicrobiana está condicionada à sua concentração em peso ou em volume em relação à água. Na concentração de 70%, o produto tem a quantidade exata de água para facilitar a entrada do álcool no interior do microorganismo, seja bactéria, fungo ou vírus (como o Coronavirus), resultando na sua destruição.
Leia mais:
Campus Ouro Branco realiza doação de protetores faciais para hospitais