Notícias
Curso de Pedagogia do IFMG Campus Ouro Branco recebe nota máxima no MEC
O curso de graduação em Pedagogia do IFMG Campus Ouro Branco, ofertado na modalidade licenciatura, conquistou o conceito 5, em uma escala que vai de 1 a 5, após avaliação do Ministério da Educação (MEC) realizada entre os dias 28 e 30 de setembro. A nota 5 indica que o curso obteve nota máxima, ou seja, está em um padrão de total excelência.
O MEC é o responsável por avaliar a qualidade dos cursos de graduação oferecidos pelas instituições de ensino superior (IES). Quanto melhor for a pontuação, maior é a capacidade de oferecer uma educação de qualidade para os alunos. O conceito é obtido a partir da análise detalhada de três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura do curso.
Para o diretor-geral do Campus Ouro Branco, Lawrence de Andrade, este resultado reflete a dedicação e o trabalho desenvolvidos por toda a nossa fantástica equipe de servidores, ao desempenho de nossos (as) estudantes e parceria com a Reitoria. “Recebemos essa notícia com muito orgulho e alegria. Esta avaliação reflete todo o amor que foi e é depositado ao fazermos a Educação. Seguimos ainda mais motivados para continuar o nosso trabalho de formação de excelência acadêmica, em uma instituição acolhedora e voltada para o seu compromisso social", afirma.
Segundo o coordenador do curso, o professor Marcelo Pereira, a excelente avaliação do curso de graduação em Pedagogia significa que conseguimos mostrar, em poucos dias, a qualidade de um longo período de trabalho que envolveu pesquisa, implantação, desenvolvimento e gestão. “A todos que durante este tempo deixaram sua contribuição – direção, técnicos, professores e estudantes –, parabéns. Estamos no caminho certo!”, celebra.
Sobre o curso de graduação em Pedagogia
Com início em 2017, o curso de Graduação em Licenciatura em Pedagogia reúne hoje cerca de 200 estudantes. Cerca de 80 já concluíram sua formação. Além de discutir os princípios e métodos de ensino, o curso aborda a estrutura e o funcionamento do sistema de ensino, a administração escolar e as novas tecnologias educacionais.
O(a) profissional formado(a) pode atuar como professor(a) na educação infantil, nos primeiros anos do ensino fundamental, e também na gestão e coordenação de instituições de ensino e espaços escolares e não escolares como museus, organizações não governamentais, entre outros. Pode trabalhar ainda com a inclusão de pessoas com necessidades especiais.
No Campus Ouro Branco, o curso é oferecido na modalidade licenciatura, duração de 4 anos, no período noturno.