Notícias
Estudantes do IFMG Campus Ouro Branco obtêm boa pontuação na redação do ENEM 2023
Em 2023, entre os 83 estudantes dos Cursos Técnicos Integrados em Administração, Informática e Metalurgia ofertados pelo IFMG Campus Ouro Branco, 85% obtiveram nota igual ou superior a 700 pontos na redação do Enem. Sendo que 44% dos estudantes obtiveram nota igual ou superior a 900 pontos.
As estudantes Beatriz Miranda Vasconcelos e Leticia Rodrigues Ferreira obtiveram 980 pontos. Confira abaixo a entrevista com a estudante Letícia Rodrigues Ferreira que já está matriculada no curso de graduação em Direito na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG):
- Você imaginava tirar essa nota?
Sabia que tinha conseguido desenvolver bem minha dissertação, mas imaginava uma nota menor. Entre os "vestibulandos", é quase que unânime que aumentamos a régua para nós mesmos, sempre mais exigentes e críticos, levando-nos a acreditar que nunca está bom o suficiente.
- Como se preparou para fazer a redação do Enem?
O essencial para mim foi ler e analisar redações nota 1000 em edições anteriores do Enem. Entender a estrutura do texto, a forma como se desenvolve um argumento e se desabrocha uma tese, fizeram com que eu ganhasse mais intimidade com o gênero dissertativo-argumentativo, e, assim, mais facilidade para a elaboração das minhas redações.
- Teve dificuldade com o tema*?
Nunca achei fácil nenhum tema de redação que fiz, todos têm o seu grau de dificuldade, em diferentes instâncias. O difícil desse tema é sua amplitude, muitos caminhos possíveis a se seguir, múltiplas abordagens. A dificuldade se pontuou nisso. Se, antecipadamente, eu não tivesse me preparado na minha organização textual, em saber o que priorizar e como organizar as minhas ideias, veria mais dificuldade.
*Em 2023, o tema da redação do Enem foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil'.
- O que esse resultado significa para você?
Significa autossuperação. A vontade de ser melhor do que outras versões de mim, a competitividade nos leva longe, mas é com nós mesmos com quem devemos competir. E minha redação foi fruto disso, da vontade de escrever melhor do que escrevi "ontem".
- Quais dicas você daria para os estudantes que farão a redação neste ano?
Diria para terem humildade em aprender. Ano passado eu já havia ido bem na redação, poderia ter parado por ali, achado que já estava boa o suficiente. Mas a humildade de entender que havia mais caminho pela frente, de ouvir o feedback de colegas, correções de professores e pesquisar para aperfeiçoar cada vez mais meu texto, me fizeram chegar em um resultado ainda melhor.