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IFMG adota tecnologia de laboratórios virtuais
O IFMG irá adotar, a partir de julho, laboratórios virtuais, conectados diretamente às disciplinas, que permitirão a realização de práticas simuladas on-line pelos estudantes. Uma solução tecnológica que integra atividades práticas ao ambiente virtual de aprendizagem (Moodle).
De acordo com o diretor de Planejamento Educacional do IFMG, Mário Alvarenga, os laboratórios virtuais criam as condições para a abordagem híbrida de formação porque são práticas roteirizadas e com material de apoio para a aprendizagem ativa do estudante, associadas ao plano pedagógico da instituição, com alta fidelidade aos experimentos realizados nos laboratórios reais.
A ferramenta traz para a instituição um amplo portfólio de experimentos nas áreas de Exatas, Humanas, Biológicas e Saúde, de maneira a contribuir com os aspectos pedagógicos de diversos cursos. O IFMG investiu cerca de R$150 mil no projeto. Inicialmente, 13 dos 18 campi irão aderir ao serviço: Arcos, Bambuí, Betim, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Governador Valadares, Ibirité, Ipatinga, Itabirito, Ouro Branco, Piumhi, Ponte Nova e Ribeirão das Neves.
Modalidades diversas
Um dos grandes desafios enfrentados durante a pandemia de Covid-19 foi como proceder em relação às atividades práticas dos cursos no Ensino Remoto. Para o diretor de Desenvolvimento Institucional do IFMG, Wilson Costa, ao criar condições para o desenvolvimento práticas em ambiente virtual de aprendizagem, complementando atividades desenvolvidas em laboratórios físicos, os laboratórios virtuais oferecem mais possibilidades para alunos e professores em diferentes áreas do conhecimento.
"A proposta vai ao encontro de demandas institucionais de ensino emergencial remoto, de crescimento de cursos de carga horária na modalidade de ensino à distância, além de ser uma alternativa complementar aos laboratórios físicos do IFMG", ratifica Wilson. "Assim, é importante ter em mente que a ferramenta se apresentam como alternativa que pode ampliar a experiência do alunos em suas aulas, quer de maneira remota, presencial ou híbrida", destaca o diretor.
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