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IFMG inicia autoavaliação: participe e contribua para melhorar a instituição
Até o dia 20 de dezembro, você pode participar da Autoavaliação Institucional, um dos instrumentos utilizados pelo IFMG para melhorar sua atuação. Por meio desta avaliação, a comunidade é convidada a opinar sobre o desempenho do IFMG em questões que vão de infraestrutura a aspectos de comunicação, passando por gestão, políticas acadêmicas, entre outros pontos.
A cada ciclo de três anos, todos os eixos de avaliação são contemplados cujos relatórios parciais compõem o relatório final. Para a avaliação do triênio 2024-2026, neste ano, serão avaliados os eixos "Desenvolvimento Institucional" e "Políticas de Gestão". Estudantes, servidores e comunidade externa poderão dar sua opinião sobre o IFMG respondendo ao questionário online.
Cada eixo avaliado desdobra-se em dimensões:
Eixo: Desenvolvimento institucional
- Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional
- Responsabilidade Social da Instituição
Eixo: Políticas de Gestão
- Políticas de Pessoal
- Organização e Gestão da Instituição
- Sustentabilidade Financeira
CLIQUE AQUI PARA RESPONDER A AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2024
A aplicação da pesquisa é conduzida pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) que conta com comissões locais em cada campus. Após o encerramento do prazo, os resultados serão compilados em relatórios locais e, posteriormente, em um relatório geral, que será apresentado à comunidade no primeiro semestre de 2025. Os dados do Relatório de Autoavaliação Institucional retratam a visão da comunidade sobre o Instituto e podem balizar a elaboração de ações e políticas institucionais.
- O que é a Autoavaliação Insitucional? A autoavaliação obedece aos princípios da lei nº 10.861/2004, que criou o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes). É um processo de caráter diagnóstico, formativo e coletivo para identificar o perfil institucional e o significado de sua atuação por meio das atividades de ensino, pesquisa e extensão. O documento leva em consideração as dimensões estabelecidas na lei 10.861/2004. Essas dimensões estão contidas nos cinco eixos temáticos citados anteriormente.
- Quem participa da avaliação? A comunidade acadêmica (professores, estudantes e técnicos administrativos) e representantes da comunidade externa. Essa participação implica em discutir o processo de autoavaliação, coletar dados, elaborar o relatório e divulgar os resultados.
- que é Comissão Própria de Avaliação (CPA)? É o órgão responsável por coordenar, conduzir e articular a autoavaliação institucional, constituído por servidores e membros da comunidade externa em cada campus e também na Reitoria (comissão central).