Notícias
IFMG inicia mês das mulheres com roda de conversa sobre maternidade e ciência
Durante o mês de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, as atividades científicas e acadêmicas ganham destaque especial para celebrar as contribuições das mulheres na ciência e na academia. Por meio do "Vozes da Extensão", o IFMG transmitirá no dia 7 de março, às 14h, a roda de conversa "Maternidade e Ciência: contribuições das instituições de ensino para a equidade de gênero" com a participação da professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), Fernanda Staniscuaski.
O bate papo será online, mediado pela professora Elke Beatriz Félix Pena, do IFMG Campus Ouro Preto e transmitido pelo IFMG Play, no YouTube. A roda de conversa marcará o início de uma intensa programação de atividades para celebrar o "Março das Mulheres", mês no qual será lançado o Grupo de Trabalho da Política Institucional de Enfrentamento à Violência de Gênero, Assédio Sexual e Assédio Moral no IFMG.
Fernanda Staniscuaski - Professora do Departamento de Biologia Molecular e Biotecnologia e pesquisadora líder de grupo do Centro de Biotecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS). Possui graduação em Ciências Biológicas pela UFRS (2002) e doutorado em Biologia Celular e Molecular pelo Programa do Centro de Biotecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 2007. Fez estágio de Pós-doutorado no Departamento de Biologia, da Universidade de Toronto, em Mississauga.
É fundadora e coordenadora do Movimento PARENT IN SCIENCE. Mãe de três filhos, esteve em licença maternidade em 2013, 2015 e 2018. Foi vencedora do Nature Research Awards for Inspiring Women in Science (2021), do Falling Walls Science Breakthroughs of the Year 2023 (categoria Science Innovation Management) e finalista do Prêmio Inspiradoras da Avon/Universa.
Elke Beatriz Félix Pena - É mãe, doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015), mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e graduada em Licenciatura em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Ouro Preto (1999).
Atua como professora no IFMG Campus Ouro Preto e é membro do Basta!, Núcleo de Enfrentamento à Violência de Gênero do IFMG. Participa de ações e trabalhos de pesquisa, ensino e extensão que visam promover a igualdade de gênero e o respeito à diversidade.
Clique aqui: Roda de conversa "Maternidade e Ciência: contribuições das instituições de ensino para a equidade de gênero"