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IFMG lança e-book sobre Relações Étnico-Raciais na educação
Publicado o mais novo livro de relatos de experiências acadêmicas produzido pelo IFMG. Trata-se da coletânea virtual Relações Étnico-Raciais: relatos de experiências que reúne 11 narrativas de vivências e formação em torno do debate sobre relações étnico-raciais e educação, por meio das ações desenvolvidas nos cursos técnicos e de graduação da instituição.
A obra foi organizada de forma coletiva pelos servidores Aline Cristina Viana Rocha, Carlos Henrique Bento e Paulo César Lourenço da Silva da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e contou com a participação de docentes e técnicos administrativos dos campi e da Reitoria. Ao longo de 2021, a Proen recebeu os relatos (edital 69/2020), também por ocasião da comemoração ao Dia da Consciência Negra, que foram avaliados e editados.
"O IFMG deve atuar para que a promoção da igualdade racial ocorra na sociedade."
Segundo o pró-reitor de Pesquisa, o professor Carlos Bento, a proposta do projeto é "estimular a produção de conhecimentos e de documentar ações e projetos relacionados especialmente com o ensino, mas também com repercussões e conexões com a pesquisa e a extensão, e que contribuam para a promoção da igualdade racial e o combate ao racismo dentro e fora da instituição". O gestor explica que, como instituição escolar, o IFMG tem entre suas atribuições o dever de combater o racismo e as violências internamente, além de "atuar para que a promoção da igualdade racial ocorra na sociedade".
Acesse o e-book "Relações Étnico-Raciais: relatos de experiências"
Os relatos, de autoria individual ou grupo de autores, abrangem seis categorias:
I - Relato de práticas de ensino que colaborem com o fortalecimento dos debates sobre raça;
II - Relatos de experiências e/ou vivências com a temática Étnico-Racial no IFMG, podendo estender-se ao comparativo com outras instituições de ensino;
III - Pesquisas sobre identidade, negritude, cultura negra e indígena;
IV - Perspectivas e propostas para a melhoria das relações Étnico-Raciais e igualdade racial;
V - Relatos sobre a inserção do estudo das culturas Afro-brasileiras, Africanas e Indígenas nos currículos dos cursos técnicos e/ou graduação do IFMG;
VI - Políticas afirmativas e bancas de Heteroidentificação e Etnicidade.