Notícias
IFMG promove palestra com vencedora do prêmio '25 mulheres na Ciência América Latina'
Na próxima segunda-feira, 27 de março, às 15 horas, o IFMG irá receber a pesquisadora Larissa dos Anjos, uma das brasileiras a conquistar o prêmio "25 mulheres na Ciência América Latina", atividade que encerra as comemorações pelo mês da mulher. A cientista vai ministrar a palestra "A mulher na ciência na Amazônia: um relato de experiência" que será transmitida pelo canal no YouTube IFMG Play.
A amazonense Larissa dos Anjos está entre as vencedoras da 3ª edição do “25 Mulheres na Ciência América Latina”, iniciativa da empresa internacional 3M que visa dar destaque a mulheres que se dedicam à ciência na promoção e desenvolvimento de projetos. O Brasil teve oito pesquisadoras premiadas entre profissionais da Colômbia, Chile, Costa Rica e México. De acordo com a 3M, a premiação visa incentivar meninas, jovens e mulheres em países latino-americanos, já que essas áreas são, predominantemente, dominadas por homens. Segundo dados da Unesco, em todo o mundo, as mulheres representam apenas 35% dos que buscam o ensino superior em STEM e são menos de 30% dos pesquisadores científicos.
O evento é gratuito e aberto a estudantes, servidores e público em geral. Além de trazer a experiência da cientista Larissa dos Anjos, a palestra fará uma reflexão sobre a luta por equidade, igualdade e reconhecimento de direitos das mulheres. Acesse:
Sobre a pesquisadora
Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestra em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Especialista em Geoprocessamento pela Pontifícia Universidade Católica-PUC-MINAS, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Embaixadora de Saúde Pública (USP/2023). Graduada em Geografia pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Leia a entrevista de Larissa dos Anjos para a revista Cenarium Amazônia