Notícias
Inep divulga resultados do Encceja 2023
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, no dia 22 de dezembro, os resultados individuais do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. As notas estão disponíveis no Sistema Encceja. Os participantes que indicaram um dos campi do IFMG como instituição certificadora podem solicitar o certificado de conclusão ou a declaração parcial de proficiência pela internet, sem a necessidade de comparecer presencialmente à unidade.
Como solicitar o certificado ou declaração parcial de proficiência de um campus do IFMG?
A solicitação é feita pela internet, de um computador ou celular conectado. Basta entrar no portal do IFMG e acessar as informações sobre a certificação Encceja no “Acesso Rápido”. Lá, você vai encontrar um link para fazer sua solicitação e, também, um vídeo com as instruções para realizar sua solicitação de forma rápida e prática, além de várias outras informações sobre a certificação Encceja. ➡️ ACESSE AQUI ⬅️
As provas foram aplicadas, no mês de agosto, a pessoas que buscavam a certificação do ensino fundamental e médio. Também foram divulgados os resultados do Encceja Exterior e da versão do exame para jovens e adultos submetidos a penas privativas de liberdade (PPL) fora do Brasil.
Sobre o Encceja
Realizado pelo Inep desde 2002, o Encceja possibilita a retomada da trajetória escolar. A participação é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada. As provas avaliam competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar.
As secretarias de Educação e os institutos federais utilizam os resultados como parâmetro para certificar os participantes em nível de conclusão do ensino fundamental e médio. O exame também estabelece uma referência nacional para a avaliação de jovens e adultos, tendo, assim, uma relevância multidimensional para a educação brasileira. O Encceja ainda serve de baliza à implementação de procedimentos e políticas para a melhoria da qualidade na oferta da educação de jovens e adultos, além de viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre o sistema educacional brasileiro.
Fonte: Informações da Assessoria de Comunicação Social do Inep