Notícias
Inscrições abertas para delegados simulação de conferência da ONU
Foram prorrogadas, até o dia 3 de junho, as inscrições para estudantes que queiram participar da United Nations Instituto Federal - UNIF 2022 como delegados, ou seja, representando um país, personalidade ou organização não governamental defendendo seus posicionamentos perante questões que tangem o contexto nacional e internacional.
O evento será realizado entre os dias 24 e 26 de junho. Alunos do Ensino Médio, de qualquer instituição de ensino do país, que queiram participar como delegados, devem acessar o formulário online para se inscrever. As vagas para estudantes que irão atuar como delegados são limitadas e as inscrições serão feitas por ordem de inscrição.
O que é a UNIF?
A UNIF é fruto de um projeto de extensão do Campus Ouro Branco, vinculado ao Grupo de Relações Internacionais (GRIIF). O evento simula os comitês realizados pela ONU (Organização das Nações Unidas). Na ocasião, os estudantes atuam como delegados, distribuídos em comitês, atuando em representações diplomáticas, órgãos e entidades vinculados às Nações Unidas para debaterem, pactuarem, deliberarem e formarem acordos sobre os temas em questão.
A simulação permite, dessa forma, a vivência de experiências que englobam o aprimoramento da oratória, aquisição de conhecimentos gerais e geopolíticos, oportunidade de conhecer novas pessoas e lugares, além do desenvolvimento pessoal e social. Também pode ser um diferencial para aqueles que querem ajudar na diminuição das barreiras sociais e ampliar sua participação em projetos que gerem impacto na sociedade.
De acordo com o modelo da estrutura da ONU, a UNIF é organizado por um secretariado e conta com comitês que abordam temas relacionados à economia, ciência, ética, cultura, dignidade humana, entre outros, e que deverão buscar soluções para problemas reais. Os comitês são formados pelos delegados que devem se preparar para atuarem como diplomatas a favor daqueles que estão representando: países, personalidades ou organizações não governamentais.