Notícias
Equipe do Campus Santa Luzia participa de bootcamp no México
Entre os dias 27 de junho e 3 de julho, a equipe do curso de Engenharia Civil do Campus Santa Luzia, formada pelo professor Daniel Augusto de Miranda e pela estudante Katy Marilym de Matos Neves, participou de um bootcamp presencial promovido pela organização internacional sem fins lucrativos Young Water Solutions na Cidade do México.
A participação da equipe faz parte da premiação conquistada em setembro de 2020 na maratona de inovação "e-Hackathon en Agua,Saneamiento e Higiene en América Latina y el Caribe", idealizada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O grupo, que venceu a competição e continua envolvido com as etapas subsequentes à vitória, é composto também pelo estudante de Engenharia Civil Nelson Xavier Ribeiro Neto e pelo egresso Lorenzo Perpetuo Pinto.
O projeto da equipe do IFMG está relacionado à implantação de sistemas alternativos para coleta e tratamento de esgoto nas Ocupações da Izidora, no Vetor Norte de Belo Horizonte, limite com Santa Luzia. Daniel explica que a parceria entre o campus e as quatro ocupações da Izidora (Helena Greco, Rosa Leão, Esperança e Vitória) iniciou-se durante a etapa preparatória para o hackathon. “Tudo começou em agosto de 2020, quando fomos uma das 30 equipes pré-selecionadas para participar do evento promovido pelo BID. A partir de contato com pesquisadores que atuam no território há bastante tempo, tivemos acesso aos coordenadores dessas ocupações e formulamos nossa proposta baseada na principal necessidade dos moradores quanto ao saneamento: coletar e tratar o esgoto produzido pela comunidade”, afirmou.
O trabalho conta com o apoio financeiro do IFMG para possibilitar o desenvolvimento e a implementação de um pré-piloto que conduzirá ao registro de uma pequena empresa (startup) acompanhada pelo BID e pelas instituições parceiras até final de 2021. A próxima etapa consiste em dar continuidade à implantação do pré-piloto e desenvolver um projeto-piloto para concretização da ideia de negócio proposta.
O bootcamp teve como objetivo melhorar os modelos de negócio propostos pelas equipes no e-Hackathon, através de aulas expositivas e de sessões intensivas de retroalimentação dos mentores e dos demais participantes. As equipes também puderam explorar no bootcamp aspectos relacionados a marketing, finanças e formação de redes de contato.
Participaram do evento jovens empreendedores do Brasil, Colômbia, México, Nicarágua, Venezuela e Peru. A equipe do IFMG conclui sua participação apresentando a ideia de negócio para um grupo de empresários e investidores mexicanos e estadunidenses, por meio de um pitch.
Com informações da Comunicação - Campus Santa Luzia