Notícias
Equipe do IFMG Campus Santa Luzia vence evento internacional promovido pelo BID
Equipe do IFMG Campus Santa Luzia, liderada pelo Prof. Daniel Augusto de Miranda e composta pelo egresso Lorenzo Perpetuo Pinto e pelos estudantes Katy Marilym de Matos Neves e Nelson Xavier Ribeiro Neto, sagrou-se vencedora, no dia 17 de setembro de 2020, da maratona de inovação ‘e-Hackathon en Agua, Saneamiento e Higiene en asentamientos informales de América Latina y el Caribe’, na categoria “Saneamento”.
O evento é uma iniciativa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com intuito de estimular e apoiar jovens pesquisadores a desenvolver soluções inovadoras para fazer face aos desafios mais urgentes relacionados ao abastecimento de água, saneamento e higiene, com aplicação obrigatória a assentamentos informais na América Latina e Caribe.
O projeto do IFMG Campus Santa Luzia já havia sido um dos 30 classificados, dentre 169 propostas recebidas pelo BID em todo o continente latino-americano e Caribe. A proposta submetida pelo grupo contemplou a Ocupação da Izidora (Granja Werneck), última área de grande porte não parcelada do município de Belo Horizonte, na divisa com Santa Luzia, que conta com cerca de 8.000 famílias e 30.000 moradores. A Ocupação Izidora é considerada um dos sete casos mais graves do mundo em termos de violações dos direitos humanos, conforme julgado pelo Tribunal Internacional de Despejos (Equador).
O Prof. Daniel Augusto de Miranda, líder da equipe, destaca o papel dos IFs para o fortalecimento dos arranjos locais e afirma que:
"Esta grande conquista do IFMG como um todo, não apenas do Campus Santa Luzia e especificamente da equipe do curso de Engenharia Civil, é uma ação fundamental em benefício da consolidação e fortalecimento dos arranjos produtivos, sociais e culturais locais, identificados a partir do mapeamento do potencial de desenvolvimento socioeconômico e cultural no âmbito do Instituto Federal, conforme preconizado pela Lei Federal nº 11.892/2008. Saímos fortalecidos deste evento e preparados para promover o bem estar social com muita responsabilidade e profissionalismo. É realmente uma grande vitória para a educação pública brasileira"
A equipe vencedora da maratona de inovação do BID receberá como prêmio a participação de um de seus membros na Edição Latino-americana do Programa Young Water Fellowship 2021, que inclui uma capacitação inteiramente financiada sobre negócios, água e saneamento, 5 mil dólares de capital para auxílio na execução no plano de negócios proposto e tutoria com especialistas durante o ano de 2021.
O Diretor Geral do IFMG Campus Santa Luzia, Wemerton Luis Evangelista, comemora essa grande conquista do Ensino Público Brasileiro e parabeniza a equipe:
"Primeiramente quero falar da imensa satisfação e alegria com que recebemos o resultado da classificação desse projeto, liderado pelo professor Daniel Miranda e composta por um grupo de dois alunos e um egresso do curso de Engenharia Civil do IFMG Campus de Santa Luzia, durante o evento que aconteceu ao vivo e foi acompanhado atentamente pela torcida de parte de nossos colegas do IFMG. Acho que esse tipo de resultado, diga-se de passagem o único projeto aprovado do Brasil no evento, vem somente evidenciar e reforçar a qualidade do Ensino Público Brasileiro, em especial o promovido pelos Institutos Federais. E para o nosso campus, IFMG Santa Luzia, projeto dessa natureza, no caso com foco nas questões ligadas ao saneamento e sociais de uma ocupação no entorno do município, Ocupação Izidora, traduz sem qualquer sombra de dúvidas, o elevado nível técnico de nossos servidores e discentes, e também a importância de nossa contribuição, enquanto Instituto Federal, para com a transformação da realidade social do nosso entorno. ”
Mais informações sobre o projeto vencedor do e-Hackathon en Agua, Saneamiento e Higiene en asentamientos informales de América Latina y el Caribe poderão ser obtidas na página oficial do evento: CLIQUE AQUI