Março Azul Marinho
O mês de março foi escolhido para conscientização do câncer colorretal ou câncer do intestino. Neste ano, o tema é "Saúde é prevenção, cuide de você̂, evite o câncer de intestino”. Este mês foi escolhido porque em 27 de março é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Câncer de Intestino.
O objetivo da iniciativa é incentivar o diagnóstico precoce e o tratamento do câncer de intestino já nos primeiros estágios da doença por meio da prevenção primária e secundária. Sendo que o objetivo da prevenção primária é impedir que o câncer se desenvolva com a adoção de um modo de vida mais saudável e a não exposição a substâncias causadoras de câncer. Já o objetivo da prevenção secundária do câncer é detectar e tratar doenças pré-malignas (por exemplo, pólipos nas paredes do intestino) ou cânceres assintomáticos iniciais.
Segundo especialistas, este tipo de câncer, que atinge o intestino grosso e o reto, é um dos tumores malignos mais frequentes no mundo e um dos mais letais. O câncer colorretal é o terceiro tipo mais comum no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), que estima o surgimento de 41 mil novos casos por ano no país. Sem considerar os tumores de pele, a primeira posição é ocupada pelo câncer de mama feminino e a segunda pelo câncer de próstata.
Fatores de risco
O câncer de intestino ou colorretal têm como fatores de risco:
- o sedentarismo;
- sobrepeso;
- alimentação pobre em fibras e rica em carnes vermelhas (carne de vaca, porco e cordeiro), e carnes processadas (bacon, presunto, mortadela, salame, peito de peru defumado, salsicha e linguiça);
- exposição à radiação, ao tabagismo e ao alcoolismo.
-
A idade também aumenta a chance do aparecimento de tumores nessa região, sendo mais comum em pessoas com mais de 50 anos. Há casos, ainda, associados à hereditariedade, identificados quando existe um histórico familiar.
Sinais e Sintomas
Trata-se de uma doença silenciosa, mas que pode apresentar alguns sinais e sintomas, sendo os mais frequentemente:
- Presença de sangue nas fezes;
- Alteração do hábito intestinal (diarreia ou prisão de ventre que não passa);
- Dor ou desconforto abdominal;
- Dor ao evacuar;
- Fraqueza e anemia;
- Perda de peso sem causa aparente;
- Alteração na forma das fezes (fezes muito finas e compridas);
- Presença de massa (tumoração) abdominal;
- Mudanças no apetite.
Diagnóstico e Tratamento
De acordo com especialistas, o diagnóstico é feito através de exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos, de pessoas com sintomas sugestivos da doença. Geralmente o primeiro exame utilizado é o rastreio de sangue oculto nas fezes e é indicado para todas as pessoas a partir de 50 anos - ou 10 anos antes, para pessoas cujos parentes próximos tenham tido câncer e esse exame deve ser realizado anualmente. Se o resultado for positivo, o paciente deve ser submetido a outro exame, chamado colonoscopia. Normalmente realizada uma vez a cada década a partir dos 50 anos, ou também 10 anos antes se já houver casos de câncer na família, este exame identifica o pólipo, mesmo que ele não sangre. Se houver suspeita de tumor, o médico poderá solicitar uma biópsia que permitirá a confirmação ou não.
O câncer de cólon possui tratamento e na maioria dos casos pode ser curado desde que diagnosticado precocemente em estágios iniciais, mas muitas vezes o diagnóstico é realizado quando já está em estágio avançado o que diminui as chances de sucesso no tratamento.
Prevenção
O câncer de cólon está intimamente associado a maus hábitos alimentares e, por isso, pode ser prevenido com atitudes simples:
- Mantenha o peso adequado;
- Pratique uma atividade física regularmente;
- Cuide da sua alimentação, dando preferência para frutas, verduras, legumes, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, grãos e sementes e evitando alimentos processados.
- Evite o consumo de embutidos e não exagere no consumo de carne vermelha;
- Não fume e nem se exponha ao tabagismo e evite o consumo de bebidas alcoólicas.
Saúde é prevenção. Cuide de você, evite o câncer de intestino!
Referências
- https://www.gov.br/ebserh/pt-br/comunicacao/noticias/marco-azul-marinho-esclarece-sobre-prevencao-e-tratamento-para-o-cancer-colorretal
- https://www12.senado.leg.br/radio/1/noticia/2023/03/01/senado-participa-da-campanha-marco-azul-marinho
- https://www.marcoazul.org.br/
- http://www.oncoguia.org.br/conteudo/cancer-de-intestino-o-que-e-o-que-causa-sinais-de-alerta-e-prevencao/15814/7/