O Lugar do Trabalho
O trabalho ainda ocupa um lugar importante na vida das pessoas, além de proporcionar o sustento, pelo trabalho há uma identidade social, se é reconhecido por algo que se faz, traz sentimento de sentir útil e de construir relações de amizade e pertencimento. Mas, muitas pessoas em algum momento têm uma visão ruim do trabalho por considerá-lo o oposto de lazer e diversão e até contam os dias para se chegar o fim de semana e muitas vezes até para se aposentarem.
Depois da pandemia de Covid-19, muitos começaram a revisar qual era o lugar que o trabalho ocupava em sua própria vida, aqueles que se dedicavam em demasia ao trabalho começaram a valorizar outros momentos como estar em família, com os amigos e cuidar da saúde se tornaram também momentos importantes.
Muito do que as pessoas consideram como penoso no trabalho pode ter ligação com o tipo de relacionamento que se estabelece neste ambiente. Sentir-se pertencente a aquele espaço pode ser fundamental para se construir boas relações com os colegas e chefias. No local de trabalho pode-se estabelecer relações de amizade, parceria e, algumas vezes, pode ocorrer também conflitos e desentendimentos. Porém, é nas relações com colegas e chefias que podemos ser reconhecidos nas nossas ações, opiniões e até mesmo nos trabalhos em equipe. Em reuniões temos a oportunidade de ouvir a opinião de pessoas com olhares diferentes sobre as situações. As diferenças de opinião podem enriquecer a perspectiva no sentido de se tomar as melhores decisões.
Você já parou para pensar como está o clima de trabalho na sua unidade de trabalho? O que poderia ser feito por você para melhorar? Ouvir mais as pessoas, tentar compreender a partir do ponto de vista delas como elas se sentem e tentar auxiliar no que for possível pode ajudar a tornar o clima organizacional bem melhor.
No teletrabalho, o contexto pode se alterar, pois o trabalho em alguns momentos pode se tornar mais solitário, as reuniões e aplicativos de mensagens invadem a todo momento o espaço doméstico e não há uma divisão muito clara entre trabalho e momentos de descanso e lazer. A casa, que antes ficava mais protegida do ambiente de trabalho, agora se torna o próprio espaço de trabalho.
Além disso, com as reformas na previdência, a tendência é que as aposentadorias aconteçam em uma idade cada vez mais avançada. Sendo assim, é preciso pensar estratégias para ressignificar o trabalho para aqueles que o consideram penoso.
Conforme estudo britânico de Cary Cooper (2023), algumas ações tanto para quem está trabalhando presencialmente como remotamente podem ajudar muito:
- Conecte-se com as pessoas - vale a pena conhecer seus colegas. Quanto mais você investir em seus relacionamentos no trabalho, mais agradável poderá achar seu dia. Ajudar colegas de trabalho e outras pessoas em sua vida também pode aumentar sua auto-estima e dar a você um senso de propósito, essencial para seu bem-estar e satisfação.
- Aprenda novas habilidades - Manter-se “cognitivamente ativo” é fundamental para o seu bem-estar psicológico e mental e pode lhe proporcionar novas oportunidades em termos de desenvolvimento de sua carreira. Portanto, tente continuar aprendendo – faça um curso, desenvolva novas habilidades ou aprenda um novo hobby, tudo se soma.
- Esteja presente - Trata-se de “viver o momento” em vez de ficar pensando no passado ou olhar muito para o futuro. Aproveite o presente e você o apreciará mais. De fato, há muitas pesquisas sobre os aspectos positivos da atenção plena e como ela pode ajudar na saúde mental. Isso não significa necessariamente passar horas meditando. Viver o momento é mais sobre trazer seu cérebro de volta para o agora. Uma abordagem mais consciente da vida é algo que você pode praticar a qualquer hora do dia, trata-se apenas de estar atento, perceber o que está ao seu redor – as imagens, sons, cheiros. Você pode fazer isso enquanto caminha, em uma reunião ou fazendo uma xícara de chá.
- Reconheça os pontos positivos - Estar presente também ajuda você a reconhecer os aspectos positivos da sua vida, permitindo que você veja um copo meio cheio em vez de um copo meio vazio. Aceite que existem coisas no trabalho ou na vida que você não pode mudar e concentre-se nas coisas sobre as quais você tem controle. Lembre-se de se sentir grato pelos aspectos positivos da sua vida.
- Evite hábitos pouco saudáveis - Dado o que sabemos sobre suas consequências a longo prazo, o consumo excessivo de álcool ou café ou fumar como estratégia para lidar com o estresse no trabalho provavelmente terá um impacto negativo em sua felicidade, mesmo que pareça fornecer um estímulo rápido. Tentar compreender o porquê de tanto estresse e mudar algumas situações pode trazer mais resultados.
- Estabeleça prioridades - Priorize sua carga de trabalho durante o horário de expediente e você terá mais tempo disponível para fazer as coisas que você gosta. Aceite que sua caixa de entrada sempre estará cheia, então concentre-se primeiro nas coisas importantes. Quanto mais você assumir o controle de sua vida profissional e conseguir o equilíbrio de que precisa, maior a probabilidade de ser mais feliz no trabalho. Você deve priorizar seu bem-estar e tentar reduzir o estresse no trabalho sempre que possível.
Referências