Você está aqui: Página Inicial > Ensino, Pesquisa e Extensão > Controle e Registro Acadêmico - CRA > Trancamento de matrícula (semestre) ou disciplinas
conteúdo

Trancamento de matrícula (semestre) ou disciplinas

por Edson dos Reis Cachoeira publicado 03/10/2019 11h22, última modificação 29/10/2024 09h56

Trancamento de Matrícula - semestre

 O trancamento de matrícula é a interrupção temporária das atividades acadêmicas e será realizado pelo discente, ou por seu responsável ou representante legal.

Verifique o período para solicitação de trancamento de matrícula definido no Calendário Acadêmico do IFMG.

O trancamento de matrícula poderá ser:

1. Total (semestre), com suspensão de todas as atividades acadêmicas;

2. Parcial (disciplinas), com suspensão parcial das atividades acadêmicas.

Para solicitar o trancamento, o discente deverá observar as seguintes condições:

a) o cumprimento do prazo para trancamento previsto no calendário acadêmico;

b) o trancamento total não poderá exceder a 2 (dois) períodos letivos, consecutivos ou não;

c) não será concedido o trancamento de matrícula ao discente com pendências de qualquer natureza com a instituição;

d) é vedado o trancamento de matrícula para discentes ingressantes no primeiro período letivo, exceto nos casos de serviço militar e por motivos de saúde comprovados através de atestado médico;

 O aluno deverá encaminhar um e-mail para cursos.sabara@ifmg.edu.br conforme o exemplo abaixo, inserindo seus dados. 

 

Modelo do e-mail

Assunto:  Trancamento PARCIAL (disciplinas)

 Eu, ___________________________, R.A ________, Telefone (  )______________, Curso ____________________________, venho por meio deste e-mail solicitar o trancamento parcial de matrícula da(s) disciplina(s) abaixo:

1 - Código disciplina: __________________ Nome da disciplina: ________________________________________________.

2 - Código disciplina: __________________ Nome da disciplina: ________________________________________________.

Data: _______/_______/_______

Segue anexa a este e-mail :

1 - cópia do documento de identificação do aluno e do seu representante legal, quando for o caso

 

_________________________________________________________________________________________________________________________

 

 Modelo do e-mail

Assunto:  Trancamento TOTAL (semestre) 

 Eu, ___________________________, R.A ________, Telefone (  )______________, Curso ____________________________, venho por meio deste e-mail solicitar o trancamento total de matrícula.

Data: _______/_______/_______

Segue anexa a este e-mail :

1 - cópia do documento de identificação do aluno e do seu representante legal, quando for o caso