Protocolo de Biossegurança
Tendo em vista a publicação da Portaria Nº 137 de 19 de julho de 2021 que cria o Grupo de Trabalho responsável por analisar a viabilidade do retorno gradual das atividades presenciais no Campus Congonhas e o Decreto Municipal Nº 7.206, de 05 de agosto de 2021, que dispõe sobre o processo para a retomada gradual e segura das aulas presenciais nas instituições de ensino, no âmbito do Munícipio de Congonhas, o Comitê de Biossegurança elaborou o “Protocolo Sanitário de Retorno às Atividades Escolares Presenciais no IFMG Campus Congonhas, no contexto da Pandemia de Covid-19”. Este documento estabeleceu normas a serem seguidas por todos os membros docentes, discentes, técnicos administrativos, servidores contratados, prestadores de serviços e demais visitantes autorizados, dentro do Campus Congonhas. Este documento poderá sofrer alterações à medida que novos conhecimentos sobre a Covid-19 sejam adquiridos e/ou novas normas de condutas sejam implementadas pela Reitoria e/ou por mudança do cenário epidemiológico no Brasil e, também, por recomendações dos órgãos competentes.
Nesse contexto, é importante ressaltar que a decisão de retorno às aulas presenciais é tomada pelos governos subnacionais considerando a orientação das autoridades sanitárias locais.
Esta publicação consolida orientações coletivas e individuais para que alunos, servidores e colaboradores possam retomar suas atividades de forma segura, tendo como referência os documentos publicados pelos governos federal, estadual e municipal. Assim, torna-se necessário a observância de todas as medidas expostas neste Protocolo.