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Leis de Newton na prática: alunos do Campus Ipatinga participam de competição de catapultas

publicado: 30/08/2019 15h11, última modificação: 30/08/2019 15h13

 

 

 

 

 

Professor de Física da unidade organizou o evento com o intuito de demonstrar, em campo, conceitos do físico inglês.

 

Campus Ipatinga recebeu, no dia 10 de agosto, a primeira competição de catapultas desenvolvidas por alunos da unidade. A realização do evento foi uma iniciativa do professor de Física do campus, Marcos Flávio de Oliveira, que organizou os estudantes em equipes e orientou a produção das catapultas. A atividade premiou os grupos participantes com pontos extras nas disciplinas de Física, História e Geografia. 

Segundo Marcos Flávio, as equipes passaram por uma etapa de preparação prévia, na qual foram definidas, dentre outras especificações, a dimensão da catapulta e o projétil a ser lançado. Os grupos, de até 10 membros, deveriam construir um instrumento de, no máximo, 80 centímetros de altura, largura e comprimento, capaz de lançar uma bola de tênis o mais longe possível. Além da construção prática, os estudantes do primeiro ano do curso técnico integrado em Automação Industrial ainda deveriam produzir um relatório, apresentando o projeto de construção.

Chegou o dia

No dia 10 de agosto, os alunos puderam apresentar suas catapultas. Cada grupo realizou testes prévios antes do início da competição. Após esse momento inicial, cada equipe teve direito a dois lançamentos, sendo computado o arremesso de maior alcance. 

De acordo com o professor, devido às provas que ocorreram na mesma semana do evento, três equipes participaram da competição. Ainda assim, as escolhas dos estudantes para o desenvolvimento dos projetos foram distintas e animaram o docente. “Foi curioso perceber que cada grupo teve uma solução própria para o problema da catapulta, resultando em três dispositivos bem diferentes uns dos outros”, ressalta o professor. 

Marcos Flávio comentou, também, acerca da importância do evento e de suas contribuições para a vida acadêmica dos alunos - no que tange à aplicação prática de conceitos estudados em sala, como as Leis de Newton - e, ainda, no interesse pela matéria. “Senti uma mudança na postura de alguns alunos, mesmo daqueles que não participaram. Notei um maior interesse e motivação em relação as minhas aulas”, pontua. Como prêmio pelo envolvimento, além de receberem pontos extras, os alunos participaram do sorteio de dois livros do autor francês Júlio Verne. 

 

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