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IFMG publica 4ª edição do Anuário Piben
Publicação traz 13 projetos de ensino produzidos no Instituto no ano de 2022
Publicada em 20 de dezembro, a IV edição do Anuário dos projetos do Programa Institucional de Bolsas de Ensino (Piben) do IFMG traz 13 artigos, distribuídos em três áreas temáticas. A primeira delas, “Estratégias para superação das defasagens educacionais de estudantes do 1º ano do Ensino Técnico Integrado no IFMG”, é uma abordagem necessária, especialmente num contexto de pós-pandemia no qual os trabalhos foram produzidos. Dentre os artigos elaborados estão o “Remat - resgatando a Matemática básica” (Sabará) e “Lamp: Lições Auxiliares em Matemática e Português” (Bambuí). que utilizaram encontros presenciais e virtuais para solucionar as principais dificuldades dos discentes durante o primeiro ano do ensino médio.
A segunda área temática trata das “Políticas de ações afirmativas: trajetória, permanência e o acolhimento dado aos alunos ingressantes por cotas raciais”. Destaque para o “Com Ciência Negra” (Bambuí), projeto cujo objetivo é implementar a história e cultura afro-brasileira no ensino de Química.
Por fim, o terceiro tema diz respeito ao “Ensino das áreas de conhecimento no novo ensino médio de forma integrada”, que traz sete projetos. Um deles é “Astronomia como apoio ao ensino de Física e Ciências da Natureza” (Campus Ibirité), que utiliza conceitos de Astronomia no ensino das disciplinas de Física e Química. O projeto também traz a Astronomia Indígena como base para discussões socioculturais, inseridas em aulas de História.
Piben
O Anuário de Projetos de Ensino é resultado de uma parceria entre a Pró-Reitoria de Ensino e a Diretoria de Comunicação. A criação do programa ocorreu por meio da Resolução 43/2018