Autoavaliação Institucional no IFMG
A Comissão Permanente de Avaliação, no IFMG, adota três modelos de questionários avaliativos, concebidos com base na realidade da instituição, nos instrumentos de avaliação aplicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e nas orientações do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES) do Ministério da Educação (MEC).
A proposta é que a autoavaliação ocorra mediante a aplicação dos seguintes instrumentos de avaliação: questionário de autoavaliação institucional; questionário de avaliação de cursos; e questionário de autoavaliação discente e docente. A comunidade acadêmica (docentes, técnicos administrativos, discentes e representantes da sociedade civil) é convidada a participar de cada uma das etapas do processo avaliativo que ocorre anualmente.
A partir da análise e sistematização dos dados coletados, é elaborado o relatório de autoavaliação institucional de modo a identificar fragilidades e potencialidades, sendo fundamental para detectar as distorções entre o que foi planejado e o que está sendo executado, além de buscar novos rumos e adequar a instituição às demandas da sociedade.
Os resultados são compartilhados e debatidos com gestores e outros membros da comunidade acadêmica de modo que cada segmento possa contribuir com sugestões e propostas de ações. Além disso, tanto os resultados quanto propostas de ações de melhoria podem subsidiar a tomada de decisões de caráter político, pedagógico e administrativo na instituição.
◉ Dimensões Avaliadas
De acordo com a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), são dimensões a serem avaliadas:
- ✎Missão e planos de desenvolvimento institucional;
- ✎Políticas para ensino, pesquisa, extensão e pós-graduação; Responsabilidade social da instituição;
- ✎Comunicação com a sociedade; Políticas de pessoal (docentes e técnico-administrativos) e carreiras;
- ✎Organização e gestão;
- ✎Infraestrutura física (de ensino, de pesquisa, biblioteca, etc);
- ✎Planejamento e avaliação (autoavaliação);
- ✎Políticas de atendimento aos estudantes, incluindo egressos; Sustentabilidade financeira.
◉ Eixos avaliados no IFMG
- ✎Eixo 1 – Planejamento e Avaliação Institucional: considera a dimensão 8 (Planejamento e Avaliação). Inclui também um Relato Institucional que descreve e evidencia os principais elementos do seu processo avaliativo (interno e externo) em relação ao PDI, incluindo os relatórios elaborados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) do período que constituiu o objeto de avaliação.
- ✎Eixo 2 – Desenvolvimento Institucional: contempla as dimensões 1 (Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional) e 3 (Responsabilidade Social da instituição).
- ✎Eixo 3 – Políticas Acadêmicas: abrange as dimensões 2 (Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão), 4 (Comunicação com a Sociedade) e 9 (Políticas de Atendimento aos Discentes).
- ✎Eixo 4 – Políticas de Gestão: compreende as dimensões 5 (Políticas de Pessoal), 6 (Organização e Gestão da Instituição) e 10 (Sustentabilidade Financeira).
- ✎Eixo 5 – Infraestrutura Física: corresponde à dimensão 7 (Infraestrutura Física).
A Autoavaliação Institucional deve ser uma construção coletiva dos sujeitos que integram a instituição e se configura como um movimento sistêmico, capaz de fornecer subsídios, em suas dimensões política, acadêmica e administrativa, para o autoconhecimento institucional e o aprimoramento da qualidade da gestão, do ensino, das atividades de pesquisa e extensão, bem como para as revisões necessárias do PDI. A avaliação favorece a organização do processo de tomada de decisões por parte dos gestores, a melhoria da qualidade das ações praticadas, o cumprimento da missão, a consolidação dos seus princípios e valores, bem como o fortalecimento da imagem e identidade desta instituição.