Seção de Assuntos Estudantis (SAE)
Seção de Assuntos Estudantis (SAE)
A Seção de Assuntos Estudantis (SAE) anteriormente denominada Núcleo de Apoio ao Educando e Educador (NAEE) foi criada no dia 25 de Abril de 2017, no intuito de ampliar a antiga área pedagógica existente no IFMG campus Ouro Branco e se alinhar às ações de Assistência Estudantil do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES – Decreto Nº 7.234, de 19 de julho de 2010).
Com uma equipe multiprofissional e intervenções interdisciplinares, esta coordenação possui profissionais das áreas de enfermagem, pedagogia, psicologia, serviço social, intérprete de libras e assistente de aluno.
São desenvolvidos projetos, capacitações, atendimentos individuais e coletivos, palestras, oficinas e diversas campanhas educativas voltadas para toda a comunidade acadêmica.
A concepção adotada é de que o trabalho educativo é “o ato de produzir direta e intencionalmente, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto de homens” (SAVIANI, 1991, p. 21).
No exercício de entender o papel da educação como parte de uma pedagogia histórico-crítica, o viés adotado é de uma perspectiva formadora de sujeitos críticos, autônomos e reflexivos sobre a realidade que os cerca.
Na relação entre o que é educação e o que significa educar, partimos da reflexão de Saviani:
“[...] a Pedagogia Crítica, implica a clareza dos determinantes sociais da educação, a compreensão do grau em que as contradições da sociedade marcam a educação e, consequentemente, como é preciso se posicionar diante dessas contradições e de desenredar a educação das visões ambíguas para perceber claramente qual é a direção que cabe imprimir à questão educacional” (SAVIANI, 1991, p. 103)
Partido desse entendimento, e também dos elementos trazidos pelo PNAES, o SAE possui como objetivos:
1)Democratizar as condições de permanência de jovens e adultos na educação pública federal;
2)Minimizar os efeitos das desigualdades sociais e regionais na permanência e conclusão da educação técnica e superior;
3)Reduzir as taxas de retenção e evasão;
4)Contribuir para a promoção da inclusão social pela educação.
Horário de atendimento: De 07:00 às 21:00 horas (segunda à sexta).