Normas e Regulamentos
Regulamento da Biblioteca - IFMG Campus Piumhi
Plano de Contingência da Biblioteca - IFMG Campus Piumhi
REGRAS GERAIS
- Não é permitido comer, beber nas dependências da biblioteca;
- Todos os livros consultados deverão ser deixados sobre as mesas e NÃO DEVEM ser recolocados nas estantes pelos usuários;
- Não é permitido o uso de telefone celular e aparelhos sonoros durante a permanência na biblioteca;
- Falar baixo e evitar barulhos desfavoráveis ao ambiente de leitura e pesquisa;
- Manter a ordem e a limpeza e não rabiscar as mesas de estudo.
USUÁRIOS
Poderão ter acesso ao empréstimo domiciliar os alunos regularmente matriculados, docentes efetivos, visitantes e contratados, técnicos administrativos, terceirizados e alunos especiais (matrículas isoladas, cursos FIC e outros programas/projetos de formação) do IFMG – Campus Avançado Piumhi.
A comunidade externa poderá utilizar o espaço da biblioteca para estudo e consulta local ao acervo, não sendo permitido o acesso aos serviços de circulação de materiais.
Para efetuar o cadastro na biblioteca para realização de empréstimos, os usuários deverão apresentar documento oficial de identificação com foto, carteira de estudante ou carteira funcional juntamente com o número de CPF.
EMPRÉSTIMO
O prazo de empréstimo para alunos, técnicos administrativos, terceirizados e alunos especiais são 7 (sete) dias corridos e para professores são 14 (quatorze) dias corridos, podendo ser renovado por até 5 vezes consecutivas, caso a obra não esteja em reserva e o usuário não esteja atrasado ou com pendências na biblioteca. As obras de consulta local serão emprestadas por um período de 4 (quatro) horas.
Os alunos, técnicos administrativo, terceirizados e alunos especiais poderão retirar para empréstimo domiciliar até 5 (cinco) materiais bibliográficos; os professores poderão retirar 7 (sete), sendo permitido somente 1 (um) exemplar por título.
ATENÇÃO: No ato do empréstimo, o usuário deverá verificar as condições de uso da obra e, caso não esteja boa, ele deverá fazer as observações dos danos existentes.
O usuário é responsável pelos materiais que retirar da biblioteca por empréstimo, devendo indenizá-la pela perda e eventuais danos causados aos mesmos.
RENOVAÇÃO
A renovação poderá ser realizada por meio do ambiente virtual "Meu Pergamum" ou nos computadores disponíveis da biblioteca. O limite de renovações de empréstimo é de até 5 (cinco) vezes.
Tutorial para RENOVAÇÂO de Livros no Meu Pergamum - CLIQUE AQUI
Acesso direto ao Meu Pergamum - CLIQUE AQUI
DEVOLUÇÃO E SUSPENSÃO
A devolução das obras deverá ocorrer até a data prevista registrada pelo sistema. Para a devolução de obras em empréstimo especial, deverá ser considerada a hora informada no ato do empréstimo.
ATENÇÃO: Os livros devem ser devolvidos na BIBLIOTECA. O atraso na devolução do material retirado por empréstimo implicará na SUSPENSÃO automática do usuário, pelo dobro do número de dias corridos em atraso.
O usuário com situação irregular na biblioteca terá acesso limitado aos serviços, não podendo efetuar novos empréstimos, renovações e reservas de obras.
Os dias de suspensão poderão ser trocados por alimentos não perecíveis, os quais irão compor cestas básicas para serem doadas a Instituições de Caridade de Piumhi, conforme orientações da opção “Suspensão Solidária".
RESERVA
- A reserva é realizada por meio do acesso ao "Meu Pergamum";
- É permitida apenas a reserva de materiais que NÃO se encontram disponíveis no acervo da biblioteca;
- É permitido ao usuário realizar a reserva de materiais apenas da biblioteca do campus ao qual está vinculado;
- O usuário ficará impedido de reservar materiais que se encontram emprestados em seu nome;
- O usuário que estiver cumprindo afastamento ou com materiais em atraso, não poderá fazer reservas;
- A reserva ficará disponível por 24 horas, a partir do momento da devolução do material;
- Caso o usuário não realize o empréstimo dentro das 24 horas, a reserva será cancelada automaticamente pelo sistema e direcionada ao próximo usuário da fila.
ATENÇÃO: é responsabilidade do usuário conferir a liberação da reserva na biblioteca ou por meio do acesso ao "Meu Pergamum". A biblioteca não se responsabiliza pelo CANCELAMENTO automático das reservas NÃO retiradas no prazo.
Tutorial para RESERVA de Livros no Meu Pergamum - CLIQUE AQUI
Acesso direto - Consulta ao Acervo - CLIQUE AQUI
NADA CONSTA
A Declaração de Nada Consta é obrigatória a todos os usuários para as seguintes finalidades:
- Cancelamento de matrícula;
- Trancamento de matrícula;
- Colação de grau;
- Mudança de curso no âmbito do IFMG;
- Encerramento de contrato de trabalho para professores substitutos ou visitantes e demais colaboradores;
- Vacância, Remoção, Redistribuição, Exoneração e Aposentadoria de servidores.
A declaração poderá ser emitida por meio do "Meu Pergamum" pelo próprio usuário, solicitada presencialmente na Biblioteca ou via e-mail: biblioteca.piumhi@ifmg.edu.br. Sua emissão será feita após a devolução de todos os materiais emprestados no Sistema Pergamum, reposição de materiais danificados, extraviados ou perdidos.
Tutorial para emissão da Declaração de Nada Consta no Meu Pergamum - CLIQUE AQUI
Acesso direto ao Meu Pergamum - CLIQUE AQUI
REPOSIÇÕES DE MATERIAIS
Em caso de perda, extravio ou de qualquer dano físico constatado no material, o usuário deverá realizar a reposição do material, substituindo-o por:
- outro exemplar da mesma obra (autor, título, data e edição igual ou superior);
- obra similar (em caso de obra esgotada) definida conforme política da biblioteca.
Os casos omissos neste Regulamento serão dirimidos pelo responsável pela Biblioteca e pela Direção de Ensino do Campus.