O campus Santa Luzia
A unidade do IFMG Santa Luzia está localizada em Santa Luzia - MG, situada a 18 km da capital mineira, uma das cidades que compõem a região metropolitana de Belo Horizonte, caracterizando-se por ser a 13ª cidade mais populosa de Minas Gerais, possuindo, aproximadamente, 205 mil habitantes.
O campus Santa Luzia nasceu da doação pela Prefeitura Municipal de Santa Luzia de um imóvel composto por um terreno com área construída de 4.851,74 mil m². A referida doação foi oficializada em dia 02 de abril de 2013, através da assinatura do Termo de Imissão de Posse pelo Munícipio e IFMG. Nesse imóvel, funcionava o CAIC Londrina e a APAE do Município. Com o termo de imissão de posse assinado na data acima, a Prefeitura se comprometeu, não apenas a desocupar o local, mas também a transferir, em um prazo de 180 dias, um terreno com área total de 31.709,00 m².
Recebida a doação da área, a Reitoria do IFMG iniciou as providências de ordem administrativas e legais, passando, a partir de 13/06/2013, com a nomeação do Diretor Geral Pro Tempore Hércules José Procópio (Portaria de Nomeação do Diretor Geral Pro Tempore - DOU – Seção 2, pag. 22, de 13/06/2013), a assumir institucionalmente a gestão do ambiente físico e a formatação pedagógica e organizacional do campus Santa Luzia.
Encaminhados os documentos anteriormente citados e após visita da Comissão de Avaliação constituída pela Secretaria de Educação Média e Tecnológica – SETEC/MEC, realizada em agosto de 2013, foi autorizado o funcionamento do campus.
Decidiu-se pela oferta de cursos dentro do Eixo Tecnológico de Infraestrutura e Produção Cultural e Design para os cursos técnicos e tecnológicos e da Área de Conhecimento das Engenharias, para os cursos superiores.
Nessa perspectiva, estão contemplados cursos FIC - Formação Inicial e Continuada - na área de construção civil, Cursos Técnicos de Edificações, Paisagismo e Segurança do Trabalho, nas modalidades Integrado e Subsequente, respectivamente, Curso Tecnológico de Design de Interiores e Cursos Superiores de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Civil.
Dentro dessa premissa, professores dos campus Congonhas, Governador Valadares e São João Evangelista foram convidados e passaram a integrar, em regime de cooperação, a equipe do campus Santa Luzia, atuando nas atividades de elaboração dos PPCs – Projetos Pedagógicos de Cursos, preparação do vestibular, do calendário escolar e demais atividades necessárias para o início das atividades pedagógicas e administrativas.
A partir da construção dos PPCs, foram definidas as áreas de atuação dos professores, o número de docentes necessários para cada uma, assim como em relação aos servidores administrativos.
Como forma de ocupação das vagas disponibilizadas para Santa Luzia, promoveu-se a remoção de 05 professores, 03 técnicos administrativos e o aproveitamento de concursos em vigência para os demais cargos docentes e administrativos disponíveis e ainda não preenchidos.
Em 15 de dezembro de 2013, foram realizados o Exame de Seleção e o Vestibular, respectivamente para os cursos técnicos e superiores, e, em 17 de fevereiro de 2014, aconteceram as aulas inaugurais de cada curso.
Os cursos de formação inicial foram implementados, nas dependências do campus, a partir do mês de julho de 2014, através de oferta direta pelos docentes do campus ou via PRONATEC.
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